Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Evento Outubro Rosa na UFPB oferece ações de vacinação e testagem rápida, nesta quarta (18)

publicado: 16/10/2023 17h39, última modificação: 16/10/2023 17h39
Programação, aberta a toda a comunidade acadêmica, terá vacinação e orientações sobre prevenção ao câncer de mama e de colo do útero

Em alusão ao mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, nesta quarta-feira (18), o evento Outubro Rosa. Promovido por meio de uma parceria entre o Centro de Referência de Atenção em Saúde (CRAS), a Pró-Reitoria de Assistência ao Estudante (Prape) e o Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), o Outubro Rosa é aberto a toda a comunidade acadêmica da UFPB.

A iniciativa inclui uma série de atividades gratuitas realizadas no Centro de Vivência e no CRAS Clínico, no campus de João Pessoa, no horário das 8h às 17h. Não é necessário efetuar inscrição para participar das atividades do Outubro Rosa na UFPB. A única atividade que requer agendamento prévio é o exame citológico, que deve ser marcado na recepção do CRAS.

A programação terá início com um café da manhã no Centro de Vivência, com presença da nutricionista do CRAS Walkyria Medeiros, com orientações para o público sobre alimentação, e de profissionais do CPT-ETS, com orientações sobre prevenção ao câncer de mama e de colo do útero – e agendamento para exame citológico – e sobre saúde bucal, além dos serviços de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e vacinação.

Vacinação - De acordo com o CRAS, na ação de vacinação, que ocorrerá das 8h30 às 16h, no Centro de Vivência, serão disponibilizadas doses de todas as vacinas do hall de adultos – febre amarela, influenza, Dupla Adulto, Tríplice Viral e Covid.

No período da tarde, no horário das 13h30 às 17h, as atividades ocorrerão no CRAS Clínico, com exame clínico das mamas e exames citológicos para usuárias previamente agendadas.

Segundo a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão do CRAS, Luciana Furtado, além do evento do dia 18 de outubro, o CRAS continuará ofertando o exame citológico nas demais quartas-feiras deste mês, em dois turnos, de forma que ainda é possível fazer agendamento para as outras datas.

Ainda no CRAS Clínico será disponibilizada a testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além da distribuição de preservativos. A testagem é ofertada para toda a comunidade acadêmica, por meio do Centro de Testagem Rápida, do CPT-ETS.

Já a consulta em Mastologia está disponível somente para as mulheres cadastradas no Centro de Referência de Atenção em Saúde, que abrange estudantes e servidoras que não recebem auxílio-saúde. Para as interessadas que ainda não são cadastradas, é possível efetuar o cadastro na página do Centro.

A programação do Outubro Rosa está disponível no Instagram da Prape. Mais detalhes sobre o evento podem ser obtidos pelo telefone 83 3216 7873 (CRAS).

Texto: Milena Dantas
Edição: Aline Lins