Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Farmácia-Escola da UFPB oferece ao público consultas e serviços de apoio à saúde

publicado: 16/08/2023 18h05, última modificação: 16/08/2023 18h05
Atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h

A Farmácia-Escola da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece ao público, tanto interno como externo, serviços de apoio à saúde básica. No local a população pode ter acesso a serviços de consultas farmacêuticas, consultas interprofissionais, orientações sobre o uso racional de medicamentos, além de serviços de acompanhamento sobre educação e saúde.

O ambulatório fica localizado no Centro de Vivências do Campus de João Pessoa e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Os serviços de saúde são oferecidos à população através de 10 projetos de extensão vinculados à Farmácia-Escola. Além disso, o ambulatório recebe doações de medicamentos e doa esses medicamentos recebidos mediante apresentação de receita, bem como oferece orientações para o uso correto.

A Farmácia-Escola é ligada ao Departamento de Ciências Farmacêuticas, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), no entanto, conta com alunos e profissionais de outras áreas da saúde, com projetos de cuidado e consultório tanto farmacêutico como interprofissional.

A coordenadora do Ambulatório de Cuidado Farmacêutico da UFPB, professora Walleri Reis, explica que “No projeto interprofissional de atendimento a pacientes com transtornos mentais, a gente tem a participação também de médicos, psicólogos e enfermeiros. Então, a gente acaba tendendo a essas profissões também, alunos dessas áreas que querem estagiar, viver esse cenário de prática de interprofissionalidade, em que a gente realmente tem o cuidado centrado no paciente e os diferentes profissionais vão decidir conjuntamente quais são as necessidades de caso a caso”.

O projeto cumpre um papel fundamental na relação universidade e população, pois além de promover uma formação profissional, na qual se desenvolvem pesquisas, iniciação científica e conta com alunos mestrandos desenvolvendo projetos, também é benéfico para a comunidade e demonstra o compromisso social da UFPB.

“Os nossos projetos são vinculados ao atendimento ao público, criamos uma maneira de atender e de orientar as pessoas quanto ao uso racional dos seus medicamentos, na verdade orientar a adesão ao tratamento, avaliar se os medicamentos dos pacientes estão tendo o efeito que deveriam, se não estão tendo nenhuma reação desagradável. A gente incluiu o farmacêutico como profissional de saúde, é isso que é fundamental, e isso dá um retorno direto para a população”, relata a professora sobre a importância da Farmácia-Escola.

De acordo com a professora Walerri Reis, o ambulatório atende semanalmente de 20 a 30 pacientes, e desde 2018, data de início do projeto, já foram atendidos mais de 500 pacientes e realizadas mais de 1500 consultas.

Atualmente, os serviços mais procurados são para o consultório farmacêutico de doenças crônicas e para o consultório interprofissional, no âmbito de transtornos mentais.

Para agendar atendimento, marcar consultas ou doar medicamentos, as solicitações devem ser realizadas por meio do telefone (83) 3216-7038, pelo e-mail equipecuidados@gmail.com ou pelo perfil da Farmácia-Escola no Instagram.

Texto: Flávia Lúcia Santana
Edição: Aline Lins