Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ferramenta VLibras, desenvolvida na UFPB, é finalista de prêmio internacional

Ferramenta VLibras, desenvolvida na UFPB, é finalista de prêmio internacional

publicado: 29/08/2023 16h44, última modificação: 29/08/2023 16h44
Projeto foi um dos seis selecionados no Brasil, entre 164 iniciativas em nível mundial

Foto: Divulgação

A ferramenta VLibras, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é um dos 164 projetos finalistas do prêmio internacional Zero Project 2024, iniciativa da fundação austríaca Essl, que atua na promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

O projeto da UFPB, que consiste em um conjunto de aplicativos que traduz conteúdos da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), é um dos seis participantes brasileiros, entre experiências inovadoras implementadas em 62 países. O resultado será publicado no dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Ser um dos seis projetos brasileiros dos 164 do mundo indicados para a segunda etapa desse prêmio é um motivo de muito orgulho e alegria. É um projeto que envolve muitos alunos, então é o reconhecimento de um trabalho duro que a equipe vem fazendo para desenvolver a melhor solução possível para ajudar as pessoas surdas”, afirmou o professor Tiago Maritan, coordenador da iniciativa, desenvolvida no Centro de Informática.

O professor da UFPB faz uma avaliação bastante positiva do VLibras, que foi lançado no ano de 2016 pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID), em parceria com o Governo Federal. “Ano a ano, a gente vê uma quantidade maior de sites e pessoas usando a ferramenta, sinal que ela está servindo a seu propósito de tentar ajudar na comunicação e no acesso das pessoas surdas”, destacou.

Prova dessa consolidação do VLibras é que a ferramenta, que recorre à inteligência artificial (IA) para traduzir conteúdos (texto, áudio e vídeo) da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), é responsável por aproximadamente 100 mil traduções por dia, sendo utilizada em pelo menos 120 mil sites. São 90 mil frases disponibilizadas por meio de IA, além de 21 mil sinais cadastrados.

O Reitor Valdiney Gouveia disse que a UFPB parabeniza o grupo de pesquisadores que têm desenvolvido o VLibras e, em nome da instituição, ressaltou a honra pelo reconhecimento internacional aos pesquisadores responsáveis por essa inovação. “A UFPB espera que esse seja um exemplo e inspiração para que muitos outros pesquisadores possam avançar e levar, cada dia mais, a Universidade a outros patamares e a outros espaços”, disse o Reitor.

Ao longo dos anos, o produto criado na UFPB recebeu algumas premiações, entre elas o prêmio internacional LATAM Smart City Award, no ano de 2018, na categoria Sociedade Equitativa e Colaborativa, sendo reconhecido, em 2019, com o selo de Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

O VLibras é um aplicativo gratuito – disponível para Android e iOS – e pode ser utilizado também em computadores. Mais informações sobre a ferramenta desenvolvida no LAVID/UFPB estão disponíveis na página e no Instagram do VLibras.

Texto: Milena Dantas
Edição: Aline Lins