Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB tem recital de piano nesta segunda (14)
conteúdo

Notícias

Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB tem recital de piano nesta segunda (14)

publicado: 14/08/2023 15h35, última modificação: 14/08/2023 15h35
Evento, que celebra a literatura de cordel, segue até o dia 19, no campus de JP

Foto: Aline Lins

O 6º Festival Internacional de Música de Câmara, promovido pela Universidade Federal da Paraíba, segue na noite desta segunda-feira (14) com o recital “O Piano do Século XIX: Brahms 190”, do pianista Luiz Gustavo Carvalho. O concerto será realizado às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no campus de João Pessoa, com a participação da cordelista Sheilla Virgínia. É a terceira noite do evento, que começou na última sexta-feira (11).

Com entrada gratuita, o Festival, que nesta edição promove o encontro da música clássica com a literatura de cordel, segue até o dia 19 de agosto, sempre às 20h, com a participação de cordelistas integrantes da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB) nos concertos, sob a curadoria do cordelista Merlanio Maia.

A direção artística do Festival cabe ao maestro Paul Chou, regente da Orquestra Sinfônica da Pensilvânia, dos Estados Unidos, e ao professor Felipe Avellar, do Departamento de Música da UFPB. A parceria entre os dois músicos ocorre desde a edição de 2018 do evento.

Coordenador do Festival, o professor Felipe Avellar explicou que, assim como nas edições anteriores, o evento deste ano é um encontro da música de câmara com outra expressão artística – em 2017, foram as artes plásticas, em 2018, foi a literatura, em 2019, o cinema paraibano e, em 2022, a filosofia. Neste ano, une as tradições da cultura popular e da música de concerto para celebrar ambas as tradições, especialmente a literatura de cordel, que teve origem na Paraíba, ainda no século XIX, com o cordelista Leandro Gomes de Barros.

Quantas vezes a gente teve a oportunidade de sentar para assistir a um cordelista declamando sua poesia, apresentando sua arte? Então é isso que a gente quer oferecer também para as pessoas que vêm assistir aos concertos”, afirmou o docente, acrescentando que o festival também é uma oportunidade para as pessoas que nunca assistiram a um concerto de música de câmara.

A ideia de promover um diálogo entre essas duas expressões artísticas foi enaltecida pelo corderlista Merlanio Maia, curador do festival. “Essa ideia que o professor Felipe teve, de fazer essa união destes dois tipos de arte, uma muito popular, muito de feira, dos sertões, dos grotões, e outra das salas de concerto, de um público mais seleto, eu achei luminosa”, destacou o paraibano de Itaporanga, autor de mais de 50 cordéis.

Merlanio elogiou ainda a iniciativa da UFPB de abrir espaço para celebrar a literatura de cordel. “É muito importante que as instituições, como a Universidade está fazendo, possam divulgar, abraçar essa ideia, de uma literatura extremamente nossa e que tem uma grandeza e uma beleza que influencia todas as outras artes”, acrescentou.

A programação da sexta edição do Festival Internacional de Música de Câmara, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da UFPB, está disponível na página do evento. Mais detalhes também podem ser acessados no Instagram do Festival. 

* * *
Texto: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Foto: Aline Lins
Ascom/UFPB