Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Filosofia e Normatividades Práticas são tema de Encontro de Filosofia, na UFPB

Filosofia e Normatividades Práticas são tema de Encontro de Filosofia, na UFPB

publicado: 06/11/2023 17h10, última modificação: 07/11/2023 08h54
O evento gratuito será no Auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Entre os dias 09 e 14 de novembro, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove o I Encontro de Filosofia e Normatividades Práticas. Filósofos e juristas de todo o Brasil se reunirão para debater as mais variadas facetas da normatividade prática e o caráter obrigatório das normas morais, jurídicas e políticas.

O evento é organizado pelo Laboratório de Filosofia e Normatividades Práticas (LabNorm), do Departamento de Filosofia (DF), pelo Grupo de Pesquisa em Metaética, Psicologia Moral e Teorias das Razões Práticas (Mores) e pelo Projeto Realismo e Antirrealismo, com o apoio do Departamento de Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPB e da Associação Serras de Minas.

O encontro acontecerá no Auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), é gratuito e aberto a discentes, docentes, a membros do corpo técnico-administrativo e toda a comunidade externa interessada na temática. As inscrições podem ser realizadas no Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) da UFPB, até o dia 08 de novembro.

Estarão presentes no evento palestrantes de mais de oito universidades brasileiras. O Encontro aborda um tema que se situa na mais atual intersecção entre ética, metaética, política e direito.

Confira abaixo a programação:

-Quinta-feira (09/11):

14h30-18h Lucas Dalsotto (UCS): "Da razão prática à filosofia do direito: em defesa de uma teoria híbrida de razões jurídicas"; Pedro Nobuyuki Carvalho Urashima (UFMG): "O Estado de Direito como relação não-arbitrária: uma comparação normativa entre Lon Fuller e Friedrich Hayek"; Vitor Sommavilla (UFPB): "O Realismo Moral como Posição Default".

-Sexta-feira (10/11):

10h30-12h30 Juliele Sivers (UFAL): "Em que sentido existem normas? Algumas reflexões filosóficas sobre a normatividade jurídica". Gabriel Rezende (UFPB): "Imbuído do devido".

14h30h-16h30 Rogério Picoli (UFSJ): "Derrotabilidade e atributivismo na moral"; Saulo Matos (UFPA): "A Passagem para o Fato Jurídico: aspectos metafísicos e epistemológicos de um domínio da epistemologia não-básica".

17h-19h Thiago Decat (UFMG): "Considerações sobre um construtivismo metaético hegeliano"; Thomas Bustamante (UFMG): "Fish vs Dworkin: dois tipos de pragmatismo jurídico".

-Segunda-feira (13/11):

14h30-16h30 Newton de Lima (UFPB): "Estado, República e eficácia da justiça distributiva em Habermas e Honneth"; Guaracy Bolivar Araújo Mendes Jr. (PUCMinas): "Legalismo e Moralidade Social: notas a partir de Shklar e Herzfeld".

17h-19h Elnora Gondim (UFPI): "John Rawls e a justiça como equidade: uma Panorâmica"; David Gomes (UFMG): "Sobre o esgotamento interno da Teoria do Direito: confinamento, fronteiras, transgressão"

-Terça-feira (14/11):

15h-16h Evanilda Godoi (UFV): "O fundamento do direito de propriedade e a (in)justiça na sua distribuição".

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins