Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Fórum da UFPB discute saúde mental e produtividade acadêmica
conteúdo

Notícias

Fórum da UFPB discute saúde mental e produtividade acadêmica

Bate-papo será conduzido pelo professor e psiquiatra Heydrich Medeiros
publicado: 11/03/2020 19h53, última modificação: 11/03/2020 20h52
Debate ocorrerá em 26 de março, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), em João Pessoa. Arte: Divulgação

Debate ocorrerá em 26 de março, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), em João Pessoa. Arte: Divulgação

O primeiro Fórum Universitário deste ano, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), debaterá - em 26 de março, a partir das 9h - o tema “Impactos na saúde mental da alta produtividade e do rendimento acadêmico”, com o professor Heydrich Medeiros. O evento será no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), campus I, em João Pessoa. Aberto ao público e gratuito, não precisará de inscrição.

Segundo o organizador do fórum, professor Eduardo Rabenhorst, o propósito é discutir os reflexos das transformações exigidas às universidades pela lógica do mercado e apontar as consequências do ponto de vista da saúde mental.

“Quais são os impactos da visão produtivista da universidade na saúde mental de seus membros? Por que a universidade deve perder seu compromisso com a formação humanista em favor de um ideal de empreendimento e alto rendimento?”, questiona.

O professor responsável pela palestra, Heydrich Medeiros, é vinculado ao Departamento de Medicina Interna (DMEI) da UFPB e aborda em pesquisas assuntos como esquizofrenia, transtorno bipolar do humor, sociologia da saúde e a relação entre psiquiatria e sociologia.

Entre os debates e trabalhos realizados por ele, estão “Distorções do pensamento em pacientes deprimidos”, “A esquizofrenia na Neuropsiquiatria” e “Inteligência emocional: uma investigação com estudantes de Psicologia”.

Além da conferência com o professor Heydrich Medeiros, haverá discussões sobre a temática e a participação do Diretório Acadêmico do curso de Direito da UFPB na abertura.

Ascom/UFPB