Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Grupo de pesquisa da UFPB sobre loucura e cidadania abre 30 vagas

Grupo de pesquisa da UFPB sobre loucura e cidadania abre 30 vagas

Inscrições são de 4 a 13 de março
publicado: 04/03/2020 19h50, última modificação: 04/03/2020 19h48
Durante experiência, bolsas poderão ser concedidas. Foto: Divulgação

O grupo de pesquisa e extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Loucura e Cidadania (LouCid) abriu inscrições para seleção de novos colaboradores. Estão sendo ofertadas 30 vagas. Podem se inscrever estudantes de graduação em Direito, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Ciências Sociais, Pedagogia, Comunicação Social, Mídias Digitais, Jornalismo; residentes em saúde mental e profissionais interessados.

O período de inscrição vai de 4 a 13 de março, até às 20h, por meio do preenchimento e do envio de formulário. Em seguida, o candidato deve encaminhar currículo (preferencialmente Lattes), cópia do Histórico Escolar atualizado e do Comprovante de Matrícula (2019.2) para o e-mail loucuraecidadania@gmail.com

Conforme o edital, especificamente o estudante deve estar cursando a partir do 3º período, ter disponibilidade para dedicação de 12 horas semanais, entre outros critérios. Serão considerados, ainda, alguns diferenciais, como interesse específico pelas áreas de estudo dos Direitos Humanos, Sociologia do Direito, Direito Penal, Direito Processual Penal, Execução Penal, Criminologia; e experiência anterior com pesquisa no campo do Direito e de outras áreas das Ciências Sociais Aplicadas, tais como iniciação científica, grupos de estudo e estágios.

As atividades de extensão, pesquisa e formação continuada de caráter interdisciplinar desenvolvidas são voltadas para as seguintes temáticas: saúde mental, luta antimanicomial, reforma psiquiátrica, direitos humanos, acesso ao direito e à justiça e assessoria jurídica popular. A iniciativa é coordenada pela professora do Departamento de Ciências Jurídicas (CCJ), Ludmila Cerqueira Correia.

De acordo com a docente, logo após a divulgação do resultado dos editais deste ano do Programa de Bolsas de Extensão (Probex) e do UFPB no seu Município, poderá haver seleção interna de bolsistas, a depender do número de cotas que o projeto receber.

Seleção

Os estudantes e profissionais que cumprirem as etapas de inscrição dentro do prazo e estiverem em conformidade com as exigências do edital serão considerados aptos a participar do processo seletivo e receberão um e-mail confirmando inscrição, com data e local do encontro coletivo e da entrevista individual.

A primeira etapa do processo seletivo consiste em um encontro coletivo, previsto para ocorrer no dia 17 de março, às 14h, quando será apresentado o grupo de pesquisa e sua atuação, bem como os seus projetos de extensão e pesquisa.

O momento servirá, também, para esclarecimento de dúvidas. Na segunda etapa, irá acontecer a entrevista individual, nos dias 19 e 20 de março, das 14 às 18h.

O resultado da seleção será divulgado até 23 de março, por e-mail e pelas redes sociais do LouCid.

Ascom/UFPB