Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > INELC/UFPB oferta 40 vagas em minicurso de língua espanhola para os campi de Areia e Bananeiras

publicado: 28/09/2023 18h20, última modificação: 28/09/2023 18h20
Poderão se inscrever alunos, docentes e técnicos administrativos

Foto: Freepik

O Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais da Universidade Federal da Paraíba (InELC/UFPB) ofertará um minicurso de Língua Espanhola (nível básico) para a comunidade universitária dos campi de Areia e Bananeiras. São 40 vagas disponíveis, sendo 20 para o Centro de Ciências Agrárias (CCA) e a outra metade para o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA).

As inscrições para ambas as turmas são gratuitas e devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) – no módulo Extensão – no período de 2 a 8 de outubro. É necessário apresentar documento que comprove o vínculo com o centro de ensino (comprovante de matrícula no semestre em curso ou declaração funcional, no caso dos servidores).

Com carga horária de 25 horas, o minicurso de Língua Espanhola ocorrerá de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, no período de 10 de outubro a 30 de novembro. Para o campus de Areia, as aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, no horário das 18h às 19h30. Já para a comunidade acadêmica de Bananeiras, as aulas ocorrerão às segundas e quartas-feiras, no horário das 17h às 18h30.

A formação será ministrada por bolsistas do InELC, com o acompanhamento de docentes do Departamento de Letras (DL) do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE/UFPB) e do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFPB). O certificado de participação será emitido via SIGAA.

De acordo com a diretora do InELC, professora Andréa Silva Ponte, a oferta do minicurso é um projeto piloto do Instituto para testar a receptividade da comunidade acadêmica dos campi do interior a cursos de línguas estrangeiras no formato on-line. “Esperamos que estes cursos sejam o pontapé inicial para uma série de ações nos campi do interior. Nosso objetivo é que, futuramente, toda a comunidade acadêmica da UFPB, independente do seu campus, tenha acesso a diferentes línguas e culturas”, informou.

Mais detalhes sobre o minicurso podem ser obtidos pelo Instagram do Instituto ou pelo e-mail secretaria.inelc@cchla.ufpb.br.

Minicurso de escrita acadêmica – O InELC também vai promover, a partir de 2 de outubro, outro minicurso gratuito, o Ateliê de textos acadêmicos, que vai abordar o tema de forma teórica e prática. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (29), pelo SIGAA, para estudantes da UFPB de qualquer curso de graduação ou pós-graduação. As aulas serão presenciais e ocorrerão todas as segundas-feiras do mês de outubro, no horário das 14h às 17h, na sala Multimídia B, do CCHLA, campus de João Pessoa.

Texto: Milena Dantas
Edição: Aline Lins