Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ingresso na UFPB: provas do Enem acontecem no próximo dia 05

Ingresso na UFPB: provas do Enem acontecem no próximo dia 05

publicado: 26/10/2023 17h08, última modificação: 26/10/2023 17h08
Os participantes poderão usar a nota do Enem para ingressar no ensino superior na UFPB

No próximo dia 05 de novembro, estudantes de todo o País vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma das instituições na qual os candidatos podem utilizar as notas obtidas nas provas para concorrer à vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na UFPB, mais de 7.600 candidatos farão provas em sete centros de ensino e na Central de Aulas, em João Pessoa.

Na edição 2023 do Sisu, que usou as notas do Enem 2022, a UFPB ofertou 7.825 vagas distribuídas entre 124 cursos de graduação presencial. De acordo com a Pró-reitoria de Graduação da UFPB a perspectiva é que esse número se mantenha para a próxima seleção de alunos via Sisu.

E os estudantes que vão participar do Enem com foco em conquistar uma das vagas na UFPB devem estar atentos aos locais e horários para realização das provas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta terça-feira, 24 de outubro, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2023. O documento está disponível na Página do Participante e traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.

Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de exame (5 e 12 de novembro). No site do Inep é possível conferir o passo a passo para impressão do Cartão de Confirmação de Inscrição.

O Inep também disponibiliza a Cartilha do Participante com informações sobre a Matriz de Referência da prova de redação, um ponto de partida para quem está com foco na preparação para a prova de redação do Enem. Na cartilha o participante pode encontrar até mesmo amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima no Enem 2022.

No dia 5 de novembro será aplicada a prova de linguagens, com 40 questões de língua portuguesa, cinco de inglês ou espanhol, 45 de ciências humanas e uma redação. Já a prova do dia 12 é composta por 45 questões de matemática e por 45 de ciências da natureza.

Na UFPB - Os estudantes que participarem do Enem nos dias 05 e 12 de novembro poderão utilizar as notas para, via Sisu, ingressarem em um dos cursos de graduação da UFPB. Por meio do Sisu, as vagas nos cursos na UFPB são divididas entre ampla concorrência e cotas, e levam em consideração as políticas de ações afirmativas adotadas pela universidade.

Além da reserva de vagas para cotas a UFPB oferece, ainda, a bonificação de inclusão estadual para os candidatos que residam e comprovem a residência no estado da Paraíba, e que tenham estudado integralmente o Ensino Médio em escolas regulares, públicas ou privadas; ou tenham obtido o certificado de Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (ENCCEJA) no Estado da Paraíba.

Serviço Enem 2023:

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

Abertura dos portões: 12h;

Fechamento dos portões: 13h;

Início das provas: 13h30;

Término das provas no 1º dia: 19h;

Término das provas no 2º dia: 18h30.

O candidato só poderá sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins