Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições abertas para 47 vagas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFPB
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas para 47 vagas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFPB

publicado: 30/11/2023 12h16, última modificação: 30/11/2023 12h16
Seleção abrange cursos de mestrado e doutorado do PPGEM, e inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de dezembro

Foto: Angélica Gouveia

Estão abertas até o dia 8 de dezembro as inscrições para 24 vagas de mestrado e 23 de doutorado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Vinte por cento dessas vagas – cinco de mestrado e cinco de doutorado – estão reservadas a candidatos com deficiência, negros, além de postulantes oriundos de povos indígenas e povos e comunidades tradicionais.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para proceder à inscrição, os candidatos devem preencher um formulário online e anexar, em formato PDF, a documentação enumerada no item 2.3. do edital do certame, além do projeto de pesquisa, que poderá ser redigido, no caso de postulantes estrangeiros, em inglês ou espanhol. 

O processo de seleção dos inscritos será realizado em duas etapas: a arguição do projeto de pesquisa, com caráter eliminatório e classificatório, que visa avaliar a capacidade retórica de apresentação e de defesa do projeto de pesquisa; e a avaliação curricular, de caráter apenas classificatório, na qual serão avaliados e pontuados o histórico escolar e o currículum vitae apresentados pelos candidatos. 

Para calcular a nota final no certame, será feita uma média ponderada da nota do projeto de pesquisa e da pontuação obtida na análise curricular, cujos pesos serão, respectivamente, de 60% e 40%. 

Os resultados preliminar e final do processo seletivo serão publicados, respectivamente, nas datas previstas de 15 de fevereiro e 1º de março de 2024, ambos na página do PPGEM. Os candidatos poderão pedir reconsideração do resultado preliminar de 16 a 29 de fevereiro de 2024. Outros recursos poderão ser impetrados nas demais etapas de caráter eliminatório ou classificatório, obedecendo aos prazos estabelecidos no cronograma. 

Uma vez selecionados, os aprovados na seleção deverão efetuar as matrículas no período de 04 a 07 de março de 2024, das 8 às 12h, na secretaria do PPGEM. Na ocasião, deverão ser apresentadas cópias legíveis dos documentos enviados na inscrição, além de formulário de matrícula disponível no site do PPGEM devidamente preenchido. Será permitida também a matrícula de forma remota, através dos e-mails institucionais ppgem@ct.ufpb.br ou ppgem.ufpb@gmail.com, nos quais poderão ser anexados os documentos exigidos.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB