Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições abertas para a VI Semana do Trompete da UFPB

Inscrições abertas para a VI Semana do Trompete da UFPB

publicado: 05/07/2023 16h58, última modificação: 05/07/2023 16h58
Evento celebra 40 anos de formação de trompetistas na UFPB

Foto: Vinícius Vieira

Entre os dias 11 e 14 de julho acontece no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a VI Semana do Trompete da UFPB, que em 2023 tem como tema “40 Anos de Trompete: Perspectivas e Trajetórias”. O evento, que busca apoiar o ensino e desenvolvimento da cultura e da música na Paraíba, é promovido pelo Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).

A Semana do Trompete é direcionada ao público especializado de trompetistas e músicos de metais de todas as tendências e níveis de escolaridade, regentes e educadores musicais. A programação inclui mesas redondas, palestras, curso, masterclasses além de recitais e concertos abertos ao público.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de julho pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), no total foram disponibilizadas 200 vagas.

A abertura do evento, no dia 11 de julho, às 09h, no Cine Aruanda, será com o Colóquio UFPB 40 Anos de Trompete: trajetórias e perspectivas; com as mesas redondas Reflexões sobre o currículo e a formação de trompetistas no Brasil; e o trompetista como professor atuante em Projetos Sociais.

Já no dia 12, no laboratório Gerardo Parente, tem início o mini-curso "O trompete e seus fundamentos básicos: práticas e estratégias de performance", que contará com fundamentos básicos aplicados ao trompete para o público iniciante e intermediário e professores interessados na prática e estratégias de performance. Será ministrado por professores convidados para a VI Semana do Trompete.

Também no dia 12 terá início a programação geral da Semana, que abordará a trajetória dos 40 anos de formação de trompetistas na UFPB, discutindo os temas sobre currículo, perspectivas profissionais e trajetórias dos ex-alunos da universidade, abordando também performances artísticas pelos alunos, ex-alunos e professores da UFPB, através de palestras, recitais e concertos.

Dentre as atrações dos recitais e concertos estão o Grupo Perpetro UFPB, Concerto Municipal Banda 05 de Agosto, Duo Benck Martins, Concerto Banda Municipal de Santa Rita, Denilson Siqueira, Niraldo Melo, Daniel Cavalcanti, Big Band da Prefeitura Municipal de João Pessoa com Maestro Chiquito, Érico Veríssimo, Marcos Carneiro, Grupo de Trompetes VI Semtromp UFPB e Sexteto Brassil.

O evento acontece com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura do município de João Pessoa, representado pela Seção de Bandas Escolares do município de João Pessoa, bem como da Secretaria de Educação do estado da Paraíba, representado também pela Comissão de Bandas Escolares.

A formação de trompetistas na UFPB

O Coordenador da IV Semana do Trompete da UFPB, professor Ayrton Benk Filho, do Departamento de Música, destaca a importância histórica da formação de trompetistas na UFPB, onde se deu a formação do primeiro doutor em trompete do Brasil, que lecionou na instituição por muitos anos.

Segundo o docente a UFPB ocupa historicamente um papel de destaque regional e nacional, promovendo eventos artísticos e de formação, com músicos de renome internacional ministrando cursos.

Muitos dos profissionais do trompete no Brasil vieram a João Pessoa para classes ou tiveram contato com o trabalho promovido pelos professores da UFPB, que serviu de norteador do ponto de vista sonoro, estético e de repertório, uma vez que sempre tivemos um vínculo muito estreito com a promoção da música brasileira e seus compositores”, explicou Benk.

Para o trompetista a realização de cursos, o trabalho em sala de aula, a sonoridade e interpretação musical, além do estímulo ao repertório nacional erudito e popular aliado ao incentivo para o jovem músico estudar na UFPB, geraram uma empatia que alimentou vários músicos a seguirem o modelo empregado pela universidade, tornando-a referência nacional.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Vinícius Vieira