Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições abertas para palestra sobre a Pedagogia do Esquisito, com a pesquisadora T. Angel, na UFPB

publicado: 10/05/2023 10h41, última modificação: 10/05/2023 10h41
O evento tratará sobre as relações entre corpos, arte, dissidências e direitos da natureza no campo da educação

No dia 11 de maio, a partir das 10h, o Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza a palestra “Pedagogia do Esquisito”, a ser ministrada pela artista, educadora e pesquisadora T. Angel, de Osasco-SP.

De acordo com a organizadora do evento, a Profa. Ana Carolina Bezerra Teixeira, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), a palestra tratará sobre as relações entre corpos, arte, dissidências e direitos da natureza no campo da educação, abordando temas como transfobia, luta anticapacitista e experiências de trabalho com pessoas com deficiência.

Foram disponibilizadas 100 vagas e cerca de 40 ainda estão disponíveis para o público em geral com interesse na temática. As inscrições podem ser realizadas até 10 de maio pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos).

O diálogo sobre educação, diversidade e inclusão será pautado a partir da proposta de T. Angel sobre a Pedagogia do Esquisito, que, para a autora, abarca o enfrentamento direto contra as estruturas que fomentam injustiças sociais, desigualdades e sistemas de necropolítica em ambiente escolar.

T. Angel é referência contemporânea em estudos da modificação corporal no Brasil, educação para a inclusão de gênero e anticapacitismo. Mestranda em educação na FE (USP) e MBA em gestão escolar (USP/Esalq, 2021), T. Angel é artista da performance e trabalha com educação na prefeitura de Osasco. Há duas décadas e pesquisa sobre a modificação corporal no Brasil assim como os diferentes usos do corpo, seus estudos estão disponíveis na Plataforma Frrrkguys (2006), no livro “A modificação corporal no Brasil” (2015), primeiro livro da temática no país; e na Websérie Sauntering (2016).

"Será uma oportunidade que os estudantes vão ter de ter o contato de pessoa da área, que vive experiências de exclusão do próprio corpo e que está inserida dentro de um processo pedagógico atuante, na perspectiva da inclusão da não não discriminação e de uma discussão mais profunda sobre todos esses fenomenos da atualidade", disse Ana Carolina Bezerra Teixeira.

A palestra vai ocorrer na sala 08 do DAC, no CCTA, e terá duração de duas horas. Após a exposição, haverá debate presencial com discentes, docentes e comunidade externa. Haverá presença de intérprete de LIBRAS durante todo o evento.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins