Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Internacionalização: Alunos do CAVN da UFPB vão participar de estágio em Portugal

publicado: 27/10/2023 09h55, última modificação: 27/10/2023 09h57
Serão 60 dias de estágio em escola agrícola localizada na cidade de Runa

271020231.jpg

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), unidade integrante do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está cada vez mais inserido no processo de internacionalização da Instituição. Na próxima terça-feira (31), quatro estudantes do Ensino Médio Técnico embarcam para Portugal, onde realizarão estágio de 60 dias na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (EPAFBL), na cidade de Runa.

Isabel da Silva Morais, do curso técnico em veterinária, Natália Oliveira da Cruz, do curso técnico em agroindústria, Matias da Silva e Uan Araújo Feitosa, do curso técnico em Paisagismo, foram selecionados por meio do edital nº 13/2023 do Programa de Mobilidade Internacional do CAVN, e devem retornar para o Campus III, em Bananeira, apenas no mês de dezembro.

Em consonância com a política de internacionalização da Instituição, o projeto de mobilidade do CAVN vem sendo construído nos últimos 2 anos a partir dos convênios realizados pela atuação da Coordenação Geral de Estágio (CGE) e Coordenação de Internacionalização do CAVN com a Agência de Cooperação Internacional (ACI/UFPB).

O Diretor do CAVN, professor Edvaldo Mesquita Beltrão, ressaltou que a Reitoria da UFPB prestou apoio no processo de oferta de estágio internacional para os estudantes dos cursos técnicos, sobretudo através do apoio administrativo da Pró-reitoria de Administração, por exemplo, no processo de aquisição de passagens e seguro dos estudantes.

271020232.jpeg

“Esse intercâmbio vem consolidar a internacionalização do CAVN/UFPB, pois pioneiramente encaminharemos estudantes brasileiros para uma Escola Agrícola Profissional em Portugal, a Escola Agrícola Fernando Barros Leal. Terão um período de imersão nas vivências, metodologias e ensino na Instituição europeia”, disse o Diretor.

O Reitor Valdiney Gouveia destacou a importância da internacionalização e parabenizou a Direção do CAVN pelas “ações tão importantes em favor da nossa Universidade e de nossos estudantes”.

O financiamento para a mobilidade internacional está sendo custeado com recursos próprios do CAVN, que além de se responsabilizar pelas passagens aéreas de ida e volta, disponibilizou aos estudantes o valor de R$ 10 mil para custeio da documentação, alimentação, moradia, deslocamento e permanência durante a vigência do estágio na EPAFBL.

Edvaldo Mesquita afirma que essa oportunidade é importante para os alunos. “Será uma grande oportunidade para nossos estudantes que vão ter acesso às metodologias e técnicas da escola europeia, à cultura, novas experiências ampliarão a visão de mundo”, disse o gestor.

A Direção do CAVN realizou uma reunião oficial em formato híbrido, da equipe CAVN com a EPAFBL, para dirimir eventuais dúvidas dos estudantes e organizar a logística de apoio quando chegarem em Portugal na próxima terça-feira. O encontro também foi uma oportunidade de despedida, um momento de desejar boa sorte aos alunos.

Texto: Elidiane Poquiviqui

Edição: Aline Lins