Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > João Pessoa sedia evento Internacional sobre soluções sustentáveis na construção

publicado: 01/11/2023 18h21, última modificação: 01/11/2023 18h32
Evento contará com participação de pesquisadores e profissionais de 8 países

A série de Conferências Internacionais de Materiais e Tecnologias Não-convencionais (NOCMAT) realiza sua 19ª edição, na cidade de João Pessoa, entre os dias 06 e 08 de novembro, no Aram Hotel, com a organização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e realização da Associação Brasileira de Ciência Materiais e Tecnologias Não-convencionais (ABMTENC).

Na UFPB, participam da organização professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) do Centro de Tecnologia (CT). A realização do evento também contou com apoio da Reitoria da Instituição.

O evento é um dos principais fóruns onde acadêmicos e agências governamentais e não governamentais buscam apresentar e discutir inovações em tecnologias energeticamente eficientes, novos materiais, tecnologias construtivas como aqueles com bambu, fibras naturais, terra crua, diversos tipos de resíduos, buscando uma engenharia econômica, durável, energeticamente eficiente, ecológica e sustentável.

As discussões se tornam cada vez mais atuais no contexto em que o desenvolvimento de soluções inovadoras, materiais não convencionais e tecnologias apropriadas também desempenhará um papel importante na erradicação da pobreza, na criação de empregos, formando uma parceria global para o progresso econômico e a estabilidade social.

De acordo com o professor José Augusto Ribeiro da Silveira, do Centro de Tecnologia da UFPB e integrante da comissão organizadora, a participação da UFPB no NOCMAT é crucial para ampliar sua visibilidade global, fortalecer parcerias acadêmicas e promover a pesquisa de alta qualidade. “Além disso, permite que a universidade compartilhe seu conhecimento e inovação com a comunidade internacional, contribuindo para o avanço científico e cultural em escala global”, explicou o docente..

Além de 13 conferências temáticas, palestras e minicursos, ocorrerá durante o evento a 1ª Exposição de materiais e tecnologias não convencionais para construção civil (Expomat).

A parte acadêmica e de inovação também será contemplada com a apresentação de 121 trabalhos e pesquisas em formato de banner e apresentações orais em 13 áreas temáticas, como: avanços em metodologias de pesquisa e testes de materiais, resíduos agroindustriais e reciclagem de materiais de construção, materiais de substituição de cimento, concretos com menor impacto ambiental, materiais de construção e tecnologias para as alterações climáticas, construção amiga do ambiente e energeticamente eficiente, dentre outros.

Para conferir a programação completa do evento, clique aqui. Mais detalhes também estão disponíveis no perfil de Instagram do evento.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins