Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Jovens pesquisadores premiados pela UFPB têm até 7 de dezembro para enviar trabalho para publicação

A Série Iniciados reúne os melhores estudos apresentados em cada edição do Enic
publicado: 26/11/2020 22h41, última modificação: 26/11/2020 22h41
Na revista digital, cada uma das 51 pesquisas premiadas neste ano pela federal paraibana constituirá um capítulo. Este será o volume 26 da compilação. Foto: Angélica Gouveia

Jovens pesquisadores premiados pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) têm até 7 de dezembro para enviar trabalho para publicação na Série Iniciados, que reúne os melhores estudos apresentados em cada edição do Encontro de Iniciação Científica (Enic) da federal paraibana.

Na revista digital, cada uma das 51 pesquisas premiadas neste ano constituirá um capítulo. Este será o volume 26 da compilação, comumente disponível na página da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFPB.

Os jovens pesquisadores devem enviar seus trabalhos, preferencialmente, em arquivo aberto do processador de texto Microsoft Word, com o nome do arquivo no modelo “autor_orientador_iniciados_vol26.doc”, para o e-mail cgpaic2@gmail.com, com o assunto “Iniciados_vol26”.

A formatação do capítulo deve ter no máximo 25 páginas, com fonte Times New Roman, tamanho 12, com exceção das citações e notas; espaço simples entre linhas e parágrafos; espaço 1,5 entre partes do texto; páginas em A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita.

O título do capítulo deve estar em negrito e em letra maiúscula. Dois espaços abaixo, o nome dos autores. Em nota de rodapé, informar e-mail e telefone do aluno-autor, orientador-autor, título do projeto de pesquisa/plano de trabalho vinculado, telefone e e-mail da instituição que concedeu a bolsa.

Além disso, é necessário um resumo de 150 palavras, com tema, aporte teórico-metodológico, objetivos e resultados. Já o capítulo deve ter apresentação, fundamentação teórica, metodologia, resultados e conclusões.

As seções de cada capítulo não devem ser numeradas e precisam ser destacadas em negrito. Por sua vez, as notas de rodapé devem utilizar os recursos, preferencialmente, do processador de texto Microsoft Word, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.

As ilustrações devem ser tabelas, gráficos, desenhos, quadros e imagens.  Nas citações feitas dentro do texto, de até três linhas, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data da publicação.

Caso o nome do autor estiver citado no texto, deve ser indicada apenas a data, entre parênteses. Quando for necessário, a especificação da(s) página(s) deverá seguir a data, separada por vírgula e precedida de “p.”.

As citações de obras de um único autor, publicadas no mesmo ano, devem ser especificadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento. Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula; quando houver mais de três autores, deve ser indicado o primeiro, seguido de “et al.”. As referências dispostas no final do texto devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor.

A UFPB anunciou os 51 jovens pesquisadores premiados no 28º Encontro de Iniciação Científica (Enic) da federal paraibana em 10 de novembro. No evento, realizado de forma remota, entre 26 a 30 de outubro, 1,5 mil trabalhos concorreram ao Prêmio Jovem Pesquisador 2020 da UFPB.

Foram premiados os melhores projetos nas áreas de ciências agrárias, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências exatas e da terra, ciências humanas, ciências sociais e aplicadas, engenharias, linguística, letras e artes e multidisciplinar. Todas as regras e orientações para o envio dos trabalhos premiados devem ser consultadas no site da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFPB.

Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB