Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório da UFPB entrega 240 protetores faciais e oito laringoscópios para profissionais da saúde

Materiais permitirão atendimento seguro no Centro de Referência em Atenção à Saúde e Hospital Universitário
publicado: 04/05/2020 14h56, última modificação: 04/05/2020 14h56
O Laboratório de Fabricação Digital da UFPB já produziu 1,7 mil protetores faciais e trabalha na fabricação de mais laringoscópios. Doações devem ser agendadas pelo e-mail fablab@cear.ufpb.br. Foto: Divulgação

O Laboratório de Fabricação Digital (FabLab) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entregou, nesta segunda-feira (4), 240 protetores faciais ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e oito laringoscópios para o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), no campus I, em João Pessoa.

Os protetores faciais serão utilizados por profissionais da saúde que estão na linha de frente no atendimento à Covid-19. Do total, 80 unidades serão destinadas ao Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS) da UFPB.

O laringoscópio é produzido por impressora 3D e é utilizado para o exame da laringe. Na intubação endotraqueal, facilita a introdução do tubo orotraqueal, usado para ventilar o paciente, sobretudo em estado grave devido à Covid-19. Segundo a reitora Margareth Diniz, a peça também será produzida para o Hospital da Unimed em João Pessoa, com o qual a UFPB tem parceria.

Das 11 ações estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), só não estamos ainda produzindo vacina”, ressalta a reitora. A gestora destaca a importância das parcerias e apela aos doadores para o fornecimento de insumos, a fim de viabilizar a produção de mais materiais para distribuição em instituições filantrópicas e hospitais que carecem de recursos.

A superintendente do Hospital Universitário, Flávia Pimenta, afirma que o laringoscópio é essencial na proteção ao profissional de saúde, reduzindo a possibilidade dele se contaminar durante a realização de algum procedimento invasivo, como a intubação de pacientes. A partir de hoje (4), o hospital disponibiliza leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para casos graves de Covid-19.

Hoje começa a nossa adesão, a pedido da Prefeitura Municipal de João Pessoa, para atender casos graves de Covid-19, que seriam exatamente aqueles que precisam de terapia intensiva. Então nós disponibilizaremos 14 leitos da UTI adulto para que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) possa utilizá-los”, garante Flávia Pimenta.

Segundo a superintendente do Hospital Universitário, o laringoscópio pode servir para intubação sem que o médico tenha contato com o paciente. As vagas são disponibilizadas à rede SUS por meio do órgão regulador. Na Paraíba, é a Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba. Inicialmente, as vagas seriam para crianças e adolescentes, mas o sistema de saúde reavaliou e viu maior necessidade de leitos para adultos.

A produção do laringoscópio, de acordo com o pró-reitor de Pesquisa da UFPB, professor Isac Medeiros, é fruto de pesquisa do FabLab, que realizou estudos sobre o material mais adequado, bem como a projeção do equipamento. “Nós temos vários laboratórios na UFPB fazendo pesquisas para enfrentamento à Covid-19”, destaca o pró-reitor.

O material foi recebido pelo diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professor João Euclides Braga, a vice-diretora da Escola Técnica de Saúde (ETS) Maria Soraya Adriano e por outros pesquisadores da UFPB. De acordo com o professor Euler Macedo, coordenador do FabLab, até o momento, o laboratório produziu 1.774 protetores faciais.

Ascom/UFPB