Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mestrado Profissional em Artes oferta 12 vagas na UFPB

Mestrado Profissional em Artes oferta 12 vagas na UFPB

publicado: 05/09/2023 18h35, última modificação: 05/09/2023 18h35
O programa tem como objetivo capacitar professores e professoras da rede pública de ensino para o exercício da docência na Educação Pública

Foto: Angélica Gouveia

O Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) em Rede Nacional vai abrir inscrições para o Exame Nacional de Acesso para professores de Arte da rede pública de ensino formal. Serão 12 vagas ofertadas para a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As inscrições estarão abertas a partir do dia 27 de setembro e seguem até 3 de outubro.

O ProfArtes é um programa de pós-graduação reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). Possui uma rede com 15 instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Atualmente, é coordenado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na UFPB, o ProfArtes oferece vagas para as linguagens das Artes Cênicas, como Teatro, Dança, Circo, Performance, Música e Artes Visuais.

Para se inscrever no Exame o candidato deverá apresentar a documentação: cópia do CPF; cópia do diploma de curso superior reconhecido pelo MEC; cópia do contracheque comprovando que pertence ao corpo docente de uma instituição pública de ensino da Educação Básica; cópia emitida pela escola que comprove a atuação no âmbito da Educação Básica em modalidade formal (estar em sala de aula ministrando componente curricular de Arte no momento da inscrição e durante o curso); e cópia do Currículo Lattes.

Toda a documentação deve ser anexada no ato do preenchimento do formulário eletrônico. Os respectivos documentos deverão ser enviados em formato PDF. Para mais detalhes, os interessados devem acessar o Edital.

As inscrições serão realizadas por meio da plataforma virtual da Coordenação Geral do ProfArtes, nos links específicos que serão gerados pelas secretarias de cada Instituição de Ensino Superior (IES), que poderão ser acessadas na página do Programa http://www.iarte.ufu.br/mestrado-profissional-em-artes, a partir do dia 27 de setembro.

Das 12 vagas destinadas para a UFPB, 6 vagas serão destinadas para candidatos autodeclarados ou oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, e as 6 vagas restantes serão para ampla concorrência.

O Curso, que conduz ao título de Mestre em Artes, tem duração de 24 meses e uma carga horária total de 420 horas, sendo 360 horas em disciplinas presenciais e 60 horas em disciplinas na modalidade de educação à distância.

O programa tem como objetivo capacitar professores e professoras da rede pública de ensino, na área de Arte, para o exercício da docência na Educação Pública.

O Curso está estruturado em duas linhas de pesquisa: “Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes”, visando investigar os processos de ensino, aprendizagem e criação em artes; e “Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes”, voltado para as relações entre as abordagens teóricas e metodológicas relativas ao ensino em artes, concentrando-se nos estudos dedicados às práticas em sala de aula.

Para mais informações, os interessados podem acessar o Edital.

Texto: Leonardo Alcântara
Edição: Aline Lins