Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mestrado Profissional em Ensino de História da UFPB é aprovado
conteúdo

Notícias

Mestrado Profissional em Ensino de História da UFPB é aprovado

Primeiro edital será lançado no final deste ano e ofertará 12 vagas
publicado: 10/05/2019 17h39, última modificação: 10/05/2019 17h40
Créditos: Divulgação

Créditos: Divulgação

Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é aprovado pelo Comitê Gestor e pela Coordenação Acadêmica Nacional do curso.

De acordo com Cláudia Lago, que vai coordenar o curso na UFPB, o primeiro edital será lançado no final deste ano e ofertará 12 vagas. O provão é nacional e as aulas ocorrerão nas dependências da UFPB. “O curso é avaliado com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior”, conta a docente.

Esse é o primeiro Mestrado Profissional em História no Estado da Paraíba. Até então, somente alguns estados vizinhos, como Rio Grande do Norte e Pernambuco, ofertavam a formação.

Com o ProfHistória, a UFPB passa a ter em seu catálogo 13 Programas de Pós-graduação Profissionais, entre eles o  de Matemática, Biologia, Artes e Letras.

Segundo a pró-reitora de Pós-graduação Maria Luiza Feitosa, o ProfHistória é direcionado a professores da rede pública da Paraíba, estado onde existe uma extensa carência de pós-graduação profissional e específica para ensino de história.

“Digo isso partindo do entendimento da atual realidade no que diz respeito à formação profissional da área da educação do Estado e da constante demanda por formação contextualizada e qualificada. É uma importante aquisição para a UFPB, tendo em vista a atual situação da educação básica no País”, afirma a gestora.

Segundo ela, nestes programas em rede, há a possibilidade de financiamento externo, compartilhado entre diversos mantenedores, especialmente Estados e Municípios.