Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mestrado Profissional em Ensino de História oferta 12 vagas na UFPB

Mestrado Profissional em Ensino de História oferta 12 vagas na UFPB

publicado: 30/08/2023 18h07, última modificação: 30/08/2023 18h07
Inscrições abertas até dia 10 de outubro

Foto: Angélica Gouveia

O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), programa do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) em que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está vinculada, abriu o edital para a realização do Exame Nacional de Acesso 2024. Ao todo 12 vagas estão sendo ofertadas pela UFPB. Deste quantitativo, cinco serão destinadas para candidatos da população negra e povos indígenas e uma vaga para pessoas com deficiência.

O ProfHistória é um Programa de Pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo proporcionar formação continuada que contribua para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na Educação Básica.

As inscrições para a seleção devem ser feitas por meio do endereço eletrônico do ProfHistória. Os candidatos precisam preencher o requerimento de inscrição e atender aos pré-requisitos de ser portador de diploma de curso superior de licenciatura devidamente registrado no Ministério da Educação e atuar como professor da rede pública de História em qualquer ano da Educação Básica.

No entanto, não havendo candidatos selecionados que atuam na rede pública, as vagas remanescentes em cada Instituição Associada poderão ser atribuídas aos demais candidatos aprovados e atuantes como professores de História da Educação Básica em um quantitativo não superior a 20% daquele constituído pelos professores da rede pública matriculados no certame na instituição associada.

O Exame Nacional de Acesso será realizado de forma presencial no dia 29 de outubro, no local de prova informado no cartão de confirmação da inscrição e com duração de quatro horas, tendo seu início às 9h30 (horário de Brasília).

O exame será constituído de uma prova objetiva, contendo 20 questões de múltipla escolha, e uma prova discursiva, contendo uma questão. Somente terão a Prova Discursiva corrigida os candidatos que obtiverem o mínimo de 60% de acertos das questões válidas na prova objetiva.

A divulgação dos resultados das provas da seleção será feita no endereço eletrônico do ProfHistória assim como o resultado final que está previsto para o dia 30 de novembro.

Para mais informações, o candidato pode acessar o edital e a Página do Programa.

Texto: Flávia Lúcia Santana
Edição: Aline Lins