Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mestrado Profissional em Química na UFPB oferta 5 vagas para professores da Educação Básica

publicado: 19/09/2023 14h23, última modificação: 19/09/2023 14h27
As inscrições estarão abertas até 18 de outubro

O Mestrado Profissional em Química (ProfQui) em Rede Nacional está com as inscrições abertas para o Exame Nacional de Acesso voltado especificamente para professores de Química da Educação Básica em pleno exercício da profissão. São 05 vagas oferecidas para a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na modalidade semipresencial, para ingresso no primeiro semestre de 2024.

As inscrições estarão abertas até 18 de outubro e o valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00, que deverá ser pago à Sociedade Brasileira de Química. Mais informações sobre o pagamento no item 5.6 do edital.

O Curso conduz ao título de Mestre em Química com oferta simultânea nacional, coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Para se inscrever no Exame Nacional de Acesso, o candidato deverá preencher e encaminhar o formulário online no site https://profqui.iq.ufrj.br/. No ato de preenchimento, o candidato deverá informar: dados relativos ao pagamento da taxa de inscrição; dados pessoais de identificação e contato; dados de sua formação acadêmica; dados de sua atuação profissional (docência em Química na Educação Básica) e declaração de que está exercendo a docência no ato da matrícula; selecionar a Instituição Associada e o campus onde pretende realizar o Exame Nacional de Acesso e cursar o ProfQui.

O formulário solicitará o upload dos seguintes documentos: cópia do diploma de Graduação ou declaração de conclusão de curso reconhecido por Instituto de Ensino Superior (IES) credenciado pelo MEC; carteira de identidade e CPF; cópia do passaporte, para candidatos estrangeiros; e comprovante do pagamento de inscrição.

Da quantidade de vagas ofertadas na UFPB, 20% são reservadas para ações afirmativas, sendo então 4 vagas para ampla concorrência e 1 vaga para cotas.

O Exame Nacional de Acesso ao ProfQui será feito em duas etapas, sendo a primeira a realização de uma prova de múltipla escolha, de caráter eliminatório, a ser realizada no dia 29 de outubro, com duração de 3 horas; e a segunda etapa a elaboração de uma carta de intenção pelo candidato, que deverá ser enviada entre os dias 06 e 15 de dezembro, para o e-mail da Instituição Associada.

A carta de intenção deverá ter entre 2 e 4 páginas, e deverão constar os itens: motivação para o ingresso no ProfQui; contribuição do ProfQui para a formação do candidato; proposta de pesquisa; produto educacional esperado.

O ProfQui é um programa de pós-graduação stricto sensu em Química, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de proporcionar ao professor de Química do Ensino Básico formação aprofundada e relevante ao exercício da docência.

Para mais informações os interessados devem acessar o edital no site do ProfQui https://profqui.iq.ufrj.br/edital-2023/

Texto: Leonardo Alcântara
Edição: Aline Lins