Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Minissérie “O Sumiço de Santo Antônio” estreia no Canal 43.1 da TV UFPB, afiliada da TV Brasil

publicado: 13/06/2022 14h26, última modificação: 13/06/2022 14h26
A minissérie tem 6 episódios, que serão exibidos todos os dias desta semana, sempre às 11h30, até a próxima sexta (17)

Foto: Aline Lins

A Minissérie “O Sumiço de Santo Antônio”, produção ficcional da TV UFPB, canal de televisão da Universidade Federal da Paraíba, começou a ser exibida no Canal 43.1 da TV UFPB, afiliada da TV Brasil, a partir desta segunda-feira, dia 13 de junho. A minissérie tem 06 episódios, que serão exibidos todos os dias desta semana, sempre às 11h30, até a próxima sexta-feira (17).

Assista ao primeiro episódio da série, também no canal da TV UFPB no YouTube.

Gravada totalmente em terras paraibanas, a minissérie “O Sumiço de Santo Antônio” foi dirigida por Cely Farias e Valeska Picado, diretoras de Artes Cênicas da UFPB, e com a direção de fotografia de Niutildes Batista, também servidor da Instituição. A produção é resultado do projeto de extensão “Experiências Criativas na TV”, que ofereceu oficinas ao público interno e externo à Universidade.

A ficção foi gravada entre os anos de 2017 e 2019 nas cidades de Areia, Cabedelo, Conde, Duas Estradas e João Pessoa. E conta a história da pacata cidade fictícia de Vila Pequena, que por ter Santo Antônio como Padroeiro, também é conhecida como “Cidade do Amor”.

Na última sexta-feira (10), aconteceu, no auditório da Reitoria da UFPB, o lançamento oficial da minissérie que é um marco na teledramaturgia paraibana, com a presença dos idealizadores do projeto, do elenco, técnicos, professores, artistas, do Diretor da TV UFPB, George Diniz e servidores dos quadros da TV UFPB, além de outros convidados, entre os quais a secretária de Cultura e Turismo da cidade de Duas Estradas, Flávia Rocha, e, representando a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, Bia Cagliani.

Segundo uma das diretoras, Valeska Picado, foram anos de produção, desde a concepção do projeto, orientado pelo Prof. Everaldo Vasconcelos, até a celebração do resultado coletivo que é o lançamento da minissérie, a qual para ela foi um milagre. “Alguns diziam que estávamos loucos em ousar produzir uma minissérie em uma TV universitária, e acho que eles tinham razão; mas a ignorância da nossa loucura foi o combustível que nos levou a prosseguir”, afirmou.

Também diretora da minissérie, Cely Farias, que ressaltou a importância da valorização da cultura nordestina e paraibana, agradeceu a todos que fizeram parte do projeto e homenageou a atriz Zezita Matos, presente no lançamento da minissérie.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, parabenizou a TV UFPB. “Somos a única TV universitária brasileira a produzir trabalho dessa natureza, minissérie", destacou, atribuindo o feito aos servidores e a cada um que colaborou, de forma direta ou indireta.

Enredo

Na trama, a cidade se prepara para o momento mais importante do ano, as festividades do santo padroeiro, quando ocorre o primeiro crime registrado na delegacia local, o desaparecimento da imagem do santo, o que faz o Padre Francisco cancelar não somente a festa como também o casamento do Coronel Apolinário com Linda Rosa, a filha do prefeito. Tudo resulta em uma investigação minuciosa e muita movimentação nas vidas dos moradores do pequeno município.

A história une mistério, romance e humor no retrato da cultura nordestina. A produção contou com a participação de quase 200 pessoas, entre atores, figuração, produtores, e responsáveis técnicos, dentre eles reconhecidos nomes do teatro e do cinema regional e nacional, e alguns desses nomes já confirmaram presença no evento de lançamento da minissérie, como Zezita Mattos, atriz da produção e representante da Academia Paraibana de Cinema; Everaldo Vasconcelos, Edilson Alves, Osvaldo Travassos, Rosa Carlos, Mônica Macedo, Margarida Santos, dentre outros.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Aline Lins