Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Minissérie “O Sumiço de Santo Antônio” estreia no Canal 43.1 da TV UFPB, afiliada da TV Brasil
conteúdo

Notícias

Minissérie “O Sumiço de Santo Antônio” estreia no Canal 43.1 da TV UFPB, afiliada da TV Brasil

publicado: 13/06/2022 14h26, última modificação: 13/06/2022 14h26
A minissérie tem 6 episódios, que serão exibidos todos os dias desta semana, sempre às 11h30, até a próxima sexta (17)

Foto: Aline Lins

A Minissérie “O Sumiço de Santo Antônio”, produção ficcional da TV UFPB, canal de televisão da Universidade Federal da Paraíba, começou a ser exibida no Canal 43.1 da TV UFPB, afiliada da TV Brasil, a partir desta segunda-feira, dia 13 de junho. A minissérie tem 06 episódios, que serão exibidos todos os dias desta semana, sempre às 11h30, até a próxima sexta-feira (17).

Assista ao primeiro episódio da série, também no canal da TV UFPB no YouTube.

Gravada totalmente em terras paraibanas, a minissérie “O Sumiço de Santo Antônio” foi dirigida por Cely Farias e Valeska Picado, diretoras de Artes Cênicas da UFPB, e com a direção de fotografia de Niutildes Batista, também servidor da Instituição. A produção é resultado do projeto de extensão “Experiências Criativas na TV”, que ofereceu oficinas ao público interno e externo à Universidade.

A ficção foi gravada entre os anos de 2017 e 2019 nas cidades de Areia, Cabedelo, Conde, Duas Estradas e João Pessoa. E conta a história da pacata cidade fictícia de Vila Pequena, que por ter Santo Antônio como Padroeiro, também é conhecida como “Cidade do Amor”. 

Na última sexta-feira (10), aconteceu, no auditório da Reitoria da UFPB, o lançamento oficial da minissérie que é um marco na teledramaturgia paraibana, com a presença dos idealizadores do projeto, do elenco, técnicos, professores, artistas, do Diretor da TV UFPB, George Diniz e servidores dos quadros da TV UFPB, além de outros convidados, entre os quais a secretária de Cultura e Turismo da cidade de Duas Estradas, Flávia Rocha, e, representando a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, Bia Cagliani.

Segundo uma das diretoras, Valeska Picado, foram anos de produção, desde a concepção do projeto, orientado pelo Prof. Everaldo Vasconcelos, até a celebração do resultado coletivo que é o lançamento da minissérie, a qual para ela foi um milagre. “Alguns diziam que estávamos loucos em ousar produzir uma minissérie em uma TV universitária, e acho que eles tinham razão; mas a ignorância da nossa loucura foi o combustível que nos levou a prosseguir”, afirmou.

Também diretora da minissérie, Cely Farias, que ressaltou a importância da valorização da cultura nordestina e paraibana, agradeceu a todos que fizeram parte do projeto e homenageou a atriz Zezita Matos, presente no lançamento da minissérie.  

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, parabenizou a TV UFPB. “Somos a única TV universitária brasileira a produzir trabalho dessa natureza, minissérie", destacou, atribuindo o feito aos servidores e a cada um que colaborou, de forma direta ou indireta.

Enredo

Na trama, a cidade se prepara para o momento mais importante do ano, as festividades do santo padroeiro, quando ocorre o primeiro crime registrado na delegacia local, o desaparecimento da imagem do santo, o que faz o Padre Francisco cancelar não somente a festa como também o casamento do Coronel Apolinário com Linda Rosa, a filha do prefeito. Tudo resulta em uma investigação minuciosa e muita movimentação nas vidas dos moradores do pequeno município.

A história une mistério, romance e humor no retrato da cultura nordestina. A produção contou com a participação de quase 200 pessoas, entre atores, figuração, produtores, e responsáveis técnicos, dentre eles reconhecidos nomes do teatro e do cinema regional e nacional, e alguns desses nomes já confirmaram presença no evento de lançamento da minissérie, como Zezita Mattos, atriz da produção e representante da Academia Paraibana de Cinema; Everaldo Vasconcelos, Edilson Alves, Osvaldo Travassos, Rosa Carlos, Mônica Macedo, Margarida Santos, dentre outros.

* * *
Reportagem: Aline Lins
Fotos: Aline Lins