Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Museu Casa de Cultura Hermano José da UFPB será aberto ao público em março de 2022
conteúdo

Notícias

Museu Casa de Cultura Hermano José da UFPB será aberto ao público em março de 2022

publicado: 14/12/2021 17h19, última modificação: 15/12/2021 13h24
Reforma e organização do Museu pretende incluir aquele espaço no cenário cultural das artes visuais contemporâneas

Foto: UFPB/Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abrirá o Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ) ao público no dia 7 de março de 2022. O equipamento cultural vinculado à UFPB permitirá a preservação e difusão da memória e do legado do artista plástico e docente desta Universidade, evidenciando sua contribuição para o desenvolvimento das artes e da cultura paraibana. 

Com um acervo de caráter museológico, arquivístico e bibliográfico, o Museu Casa de Cultura Hermano José coleta mais de 25 tipologias de peças, incluindo obras em tela, metal, papel, madeira, cerâmica, além de coleções de bens culturais, móveis, objetos variados e uma biblioteca com aproximadamente 2700 títulos. O acervo como um todo é composto por mais de 6500 itens. 

Criado oficialmente em 2018, a partir da aprovação pelo Conselho Universitário (Consuni), o projeto busca ativar o cenário cultural das artes visuais contemporâneas na cidade de João Pessoa, abrindo espaços e impulsionando oportunidades para o surgimento de uma nova geração de artistas paraibanos. 

Desde 2020, a gestão da UFPB vem trabalhando para a reforma e organização do Museu, com o desenvolvimento do projeto de extensão "Construção participativa do Plano Museológico do Museu Casa de Cultura Hermano José”, elaborado em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). 

A Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, ressalta que a gestão da Reitoria está extremamente engajada com o propósito de abrir o Museu Casa de Cultura Hermano José ao público em março de 2022. 

“Desde que assumimos, temos atendido, dentro das possibilidades, às solicitações da coordenação do Museu no intuito de acelerar o processo e poder abrir para a sociedade o mais rápido possível, de forma que, em breve conseguiremos ter sucesso nessa trajetória. O Museu Casa de Cultura Hermano José é uma grande aquisição para o estado da Paraíba e é muito importante para a cultura do Estado e do Município”, disse a Profa. Liana Filgueira. 

O Museu é a casa onde Hermano José morou e manteve seu ateliê, no bairro do Bessa, em João Pessoa. O imóvel e o acervo foram doados à UFPB por ele próprio, ainda em vida, em 2015. A doação compreende todo o espólio reunido por ele. O projeto se enquadra na categoria de “museu casa”, que se refere às edificações que serviram de residência e que são transformadas em museu. 

De acordo com o coordenador do Museu Casa de Cultura Hermano José, Alexandre Santos, a UFPB finalizou a reforma de alvenaria, que requalificou a residência e os ambientes. “Onde eram espaços de residência se tornaram espaços de exposição. Essa reforma foi finalizada. Estamos, agora, em um processo de finalização da programação visual e aplicação da programação visual, para entrarmos na montagem do museu e na contratação e implementação do fornecimento de internet e telefonia”, informou. 

Além de pintor, Hermano José era gravurista, poeta, diretor teatral, cenógrafo, funcionário público, professor de artes, professor universitário, ecologista e gestor cultural, enfim, um paraibano que fez a diferença em diversas facetas de nosso Estado. 

Um dos objetivos do projeto é que o Museu se torne uma instituição de pesquisa e produção científica no campo das artes, da museologia e das humanidades, sendo incluído no circuito de museus da Paraíba para fomento ao turismo, à educação, às artes e à cultura. 

“Em todo o acervo está marcado o perfil e o universo de Hermano José, em suas características artística, estética, de colecionador, de professor, de ecologista e das mais variadas dimensões e frentes de atuação pelas quais Hermano passou”, explicou Alexandre Santos.

***
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Fotos: UFPB/Divulgação