Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Novos docentes tomam posse na UFPB

Novos docentes tomam posse na UFPB

publicado: 28/01/2021 18h30, última modificação: 29/01/2021 09h27
Solenidade foi realizada para 12 professores que atuarão nos quatro campi da universidade

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu posse a 12 novos docentes, na manhã desta quinta-feira (28). A solenidade ocorreu na Reitoria da Universidade, no campus I, em João Pessoa. Mais duas cerimônias de posse serão realizadas nesta sexta-feira (29) e na próxima segunda (1º), totalizando 31 novos servidores empossados, entre docentes (12) e técnico-administrativos (19), que serão lotados nos quatro campi da Universidade.

A cerimônia desta quinta-feira foi presidida pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, contando com a participação da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Profa. Rita de Cássia Pereira, da diretora de Divisão de Seleção e Provisão (DSP), Lara Nóbrega, do coordenador de Processos de Gestão de Pessoas (CPGP), Fagner Oliveira e do coordenador do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade, Rafael Paulo de Ataíde.

O reitor Valdiney Gouveia, que realizou a entrega dos termos de posse dos servidores, destacou a satisfação em receber os servidores, profissionais jovens e capacitados que renovam o vigor da instituição. “Nós estamos aqui para servir vocês, assim como confiamos que vocês estarão para servir nossos estudantes e a sociedade como um todo. Nós temos um papel fundamental enquanto servidores públicos”, afirmou.

Essa renovação no quadro funcional da Universidade, seja de docentes ou técnicos administrativos, é importante e necessária, ressaltou a Pró-Reitora Rita de Cássia Pereira. “É uma possibilidade de agregar novos projetos, novas competências e novos estilos de ensino”, afirmou. Ela destacou ainda que o atual contexto da pandemia é desafiador para os novos docentes, pois implica uma nova perspectiva de ensino que requer habilidade de uso de ferramentas tecnológicas em virtude do formato virtual.

Novos estilos que vêm, por exemplo, com a docente empossada Vanice dos Santos, que será lotada no Departamento de Educação do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), localizado em Bananeiras. Gaúcha, com graduação e mestrado em Filosofia e doutorado em Educação, Vanice está estreando enquanto professora no ensino federal. “Numa universidade federal alcançamos um público maior. Também estou muito feliz de poder trabalhar com a educação do campo, em uma cidade que me encantou”.

Outro empossado que também se encantou com a Paraíba e com o acolhimento com que foi recebido foi o mineiro Carlos Augusto de Oliveira. Médico veterinário com mestrado e doutorado em Ciência Animal, ele atuará como professor no Departamento de Ciências Biológicas/Biociências do Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Areia. “Sempre estudei em escola e universidade pública. Então, eu queria a carreira docente para contribuir com meu país. Acredito na força do ensino público de qualidade”, declarou.

Docentes empossados nesta quinta-feira (28):

Angela Camila Orbem Menegatti – Departamento de Biologia Molecular do CCEN;

Carlos Augusto de Oliveira Júnior – Departamento de Ciências Biológicas/Biociências do CCA;

Daniel Lucena da Hora Alves – Departamento de Artes Visuais do CCTA;

Denise Pereira dos Santos – Departamento de Fundamentação da Educação do CE;

Felipe Vigolvino Lopes – Departamento de Engenharia Elétrica do CEAR;

Francisco Humberto Xavier Júnior – Departamento de Ciências Farmacêuticas do CCS;

Iarley Pereira Lobo – Departamento de Química e Física do CCA;

José Veranildo Lopes da Costa Júnior – Departamento de Letras do CCAE;

Karen Guedes Oliveira – Departamento de Fundamentação da Educação do CE;

Thaynara Geysa Silva do Lago – Departamento de Engenharia de Energias Renováveis do CEAR;

Vanice dos Santos – Departamento de Educação do CCHSA.

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Rebeka Maria de Oliveira Belo – Escola Técnica de Saúde do CCS.

Assista à reportagem produzida pela TV UFPB.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins