Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Obras de adequação da Biblioteca Central da UFPB serão entregues no início de novembro
conteúdo

Notícias

Obras de adequação da Biblioteca Central da UFPB serão entregues no início de novembro

publicado: 22/09/2023 15h21, última modificação: 22/09/2023 15h40
A reforma da BC foi necessária para adaptar, de forma definitiva, o prédio às normas de segurança, acessibilidade e combate a incêndio

Foto: Vinícius Vieira

Muito aguardadas pela comunidade acadêmica, as obras de adequação no prédio da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) serão entregues no início de novembro deste ano. O anúncio foi feito pelo Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, nesta sexta-feira (22). 

Foram investidos R$ 5.146.776,15 milhões nas adequações, cujas obras foram executadas pela empresa RN Construções Eireli, vencedora da licitação, e supervisionadas pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFPB.

Logo após a entrega do prédio pela Sinfra à administração da Biblioteca, serão iniciados os trabalhos para realocação do acervo e acomodação dos demais serviços oferecidos na Biblioteca Central, a fim de prepará-la para receber o público. 

Para o Reitor Valdiney Gouveia, a Biblioteca Central, um importante patrimônio da UFPB, é um equipamento de fundamental valor não só para a comunidade universitária, mas para o público externo que frequenta a UFPB. “Trata-se não de um repositório, mas uma fonte de saber inesgotável, que fundamenta e estimula a ciência”, disse o Reitor. 

A reforma foi necessária para adaptar, de forma definitiva, o prédio às normas vigentes de segurança, combate a incêndio e de acessibilidade. Nesse sentido, por exemplo, os guarda-corpos da Biblioteca Central – originais da década de 1980 e que representavam às pessoas risco de acidente, especialmente para crianças – foram refeitos. As obras contemplaram também a substituição das instalações elétrica e de internet, reforço estrutural para aumento da capacidade do reservatório de água potável e ajustes nas instalações hidrossanitárias. 

Também no escopo dessas obras, o forro do prédio foi substituído por material termoacústico, garantindo isolamento térmico e maior conforto acústico. Além das adaptações acústicas, um novo sistema de iluminação dimensionado a cada condição de iluminância e reformas nos domus (espécie de abertura na cobertura) devem melhorar a experiência dos usuários da Biblioteca Central. 

“A mudança do forro visa melhorar o condicionamento acústico da edificação, já que todas as demais superfícies [piso, paredes e pilares] são reflexivas ao som. Quanto ao domus, um novo sistema de vidro laminado de segurança vai permitir iluminação zenital [entrada de luz natural no ambiente] no pátio central, trazendo maior conforto ao usuário e realçando os efeitos de luz e sombra propostos na concepção original do prédio, assim como vai permitir também a eliminação facilitada das sujidades que se acumulam sobre o domus”, detalha Flávio Brandão Boaventura, arquiteto da Sinfra da UFPB. 

Além das adequações realizadas na estrutura já existente, as obras da Biblioteca Central incluem algumas novidades, como a criação de doze ambientes de estudo climatizados, de 15 m² de área, e outros quatro, para leitura, com 41 m². As 16 salas foram construídas nos 1º e 2º pavimentos do prédio, sendo 8 salas em cada. 

Exemplo de arquitetura brutalista na Paraíba

Apesar de todas essas adaptações, a composição plástica original da Biblioteca Central, inaugurada na década de 1980, foi preservada. O prédio é um exemplo na Paraíba de um estilo arquitetônico chamado de arquitetura brutalista, que se destaca por mostrar estruturas, como colunas e vigas, sem qualquer reboco ou pintura. São obras, em geral, de grande porte, como prédios públicos, museus e edifícios corporativos. 

Segundo Flávio, esse estilo se caracteriza por conceber tecnologias que ressaltam a funcionalidade dos prédios e por transformar a estrutura e o detalhe construtivo dos edifícios na própria expressão plástica da obra arquitetônica. É o caso do prédio da Biblioteca Central da UFPB. 

“A grande cobertura plana em grelha de concreto aparente, excedendo os limites do fechamento do edifício da Biblioteca Central, favorece o sombreamento interno do edifício. Além disso, detalhes de sua estrutura parecem remeter aos grandes e altos troncos das árvores que sustentam os galhos e folhagens que garantem a sombra para as áreas de circulação”, explica o arquiteto. 

Equipe da Sinfra envolvida nas obras 

Realizadas durante a gestão do Reitor Valdiney Gouveia, as obras de adequação da Biblioteca Central têm à frente da execução os seguintes servidores da UFPB: Jairo Dias (Superintendente de Infraestrutura e Engenheiro Eletricista), Antônio da Silva Sobrinho (Engenheiro Civil), Flávio Brandão Boaventura (Arquiteto), Thenison Viana Souza (Engenheiro Eletricista), Alysson Luis Batista Ferreira da Costa (Engenheiro Eletricista) e Nelson Jorge Santiago (Administrador). 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Aline Lins e Vinícius Vieira
Ascom/UFPB