Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Orquestra Sinfônica da UFPB abre inscrições de escolas para concertos voltados a crianças

publicado: 01/08/2023 13h18, última modificação: 01/08/2023 13h18
São 600 vagas, escolas interessadas têm até 17 de agosto para inscrever estudantes

Foto: Kenidy Santana

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para escolas da rede pública e privada da Paraíba, interessadas em proporcionar a seus estudantes uma manhã de apresentações orquestrais interativas, exclusivas e planejadas para alunos na faixa etária de 8 a 12 anos de idade, gratuitamente.

O projeto Série Didática da OSUFPB existe desde 2018 e já atendeu a cerca de 1000 pessoas com o objetivo de integrar crianças e adolescentes com a música orquestral da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB). Na edição 2023 a Série Didática vai contar com apresentações exclusivas para crianças dos grupos escolares inscritos, nos dias 10 e 11 de outubro, em comemoração ao dia da criança.

Para o coordenador do projeto, o servidor músico da OSUFPB Tom Drummond, o contato entre crianças e a orquestra gera como ponto positivo a possibilidades de conhecerem o equipamento orquestral, como ele soa, quais instrumentos participam dele, quais os cargos da orquestra, e mais.

Os eventos acontecerão na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, das 08h às 12h, no Campus I da UFPB, e vão incluir recepção às crianças, apresentação da orquestra e sessão de fotos. Cada dia de apresentações contará com 300 participantes da plateia, sendo 280 vagas para alunos e 20 para equipes de apoio das escolas.

Para inscrever os alunos, a escola deve preencher a ficha de inscrição disponível no site da Assessoria de Extensão do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), e enviar a ficha preenchida para o e-mail: assext.ccta@academico.ufpb.br, ou entregá-la pessoalmente na Assessoria de Extensão localizada no CCTA, no Campus I da UFPB, em João Pessoa.

“O grande diferencial é a interação. No nosso projeto propomos a criação musical à criança deixando ela aprender na prática elementos básicos da música como textura, altura, dinâmica, ritmo, e outros. Propomos essa criação musical de forma lúdica. A criança se diverte, leva em tom de brincadeira o que propomos, enquanto experimenta a orquestra”, disse Tom Drummond.

As inscrições das escolas serão por ordem cronológica e cada escola se responsabilizará pela relação com nomes e informações necessárias para participação dos alunos.

Em caso de dúvida as escolas podem entrar em contato pelo telefone 3048-8507, e pelo e-mail assext.ccta@academico.ufpb.br.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins