Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Orquestra Sinfônica da UFPB realizará primeiro concerto da temporada

Orquestra Sinfônica da UFPB realizará primeiro concerto da temporada

publicado: 25/02/2022 16h19, última modificação: 25/02/2022 16h19
Inscrições serão iniciadas no dia 7 de março e deverão ser realizadas via SIGEventos

Foto: Mariani Idalino

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, no dia 11 de março, o primeiro concerto da temporada. Com transmissão ao vivo pelo perfil da OSUFPB no Instagram, a apresentação ocorrerá a partir das 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I, em João Pessoa.

O concerto será aberto à comunidade, respeitando todos os protocolos de biossegurança instituídos pelos órgãos de saúde. Para participar, os interessados devem se inscrever por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos). O período de inscrição será realizado de 7 a 10 de março. Serão ofertadas 150 vagas.

O recital será regido pelo maestro André Muniz, doutor em Música na área de Regência Orquestral pela Universidade de Montreal, no Canadá. Dentro de uma carreira de alcance nacional e internacional, André Muniz possui colaborações com solistas como Martin Ostertag, Fani Solter, Alvaro Siviero, Miguelangelo Cavalcanti, Gabriela Pace e Fabio Presgrave.

O repertório da noite de estreia será formado por composições de influentes artistas  brasileiros, com as canções “O ponteio” e “Mini-Concerto Grosso”, de Claudio Santoro, “A Suíte Nordestina”, de Ernst Mahle, e “Cinco Miniaturas”, de Edmundo Villani-Côrtes.

Segundo o coordenador da OSUFPB, André Rodrigues, o concerto traz, culturalmente, uma característica marcante no aspecto brasileiro composicional. Ele afirmou que a solenidade deve evidenciar ainda mais a força da música nacional, bem como a sua valorização.

“É válido ressaltar que o cenário artístico de João Pessoa é um mar muito rico e a nossa orquestra é um porto no qual a arte encontra seu lugar também. É por esse motivo que a OSUFPB desenvolve um trabalho variado em seu repertório, no intento de abordar, inclusive, um público (interno e externo) cada vez mais abrangente”, comentou o coordenador.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins