Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Orquestra Sinfônica da UFPB recebe maestro venezuelano nesta sexta (22)

Orquestra Sinfônica da UFPB recebe maestro venezuelano nesta sexta (22)

No concerto, Roberto Ramos regerá obras de compositores da Venezuela, Itália e Reino Unido
publicado: 21/11/2019 19h04, última modificação: 21/11/2019 19h06
Regente se formou pelo programa venezuelano El Sistema. Crédito: Divulgação

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) receberá nesta sexta-feira (22), no décimo concerto da temporada, o maestro venezuelano Roberto Ramos. O concerto, com entrada gratuita, será realizado a partir das 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I, em João Pessoa.

No repertório, obras do compositor venezuelano Aldemaro Romero (1928-2007), do italiano Giovanni Bottesini (1821-1889) e do britânico Benjamin Britten (1913-1976). Ainda será apresentada “Árbol, Hoja, Salto, Luz”, do compositor argentino Germán Gras, em sua estreia mundial.

Participarão como solista a pianista Joana Holanda, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Victor Mesquita, contrabaixista da orquestra, interpretando a obra “Elegia e Tarantella para Contrabaixo e Cordas”, de Bottesini.

Roberto Ramos possui grande reconhecimento dentro e fora do país e teve sua formação artística iniciada no Sistema Nacional de Coros Juvenis e Infantis e Orquestras da Venezuela, programa de formação cultural daquele país, mais conhecido como El Sistema.

Esse programa inspirou projetos de formação musical em outros países, como é o caso do Brasil, que mantém projetos como o Neojibá, na Bahia; Guri, em São Paulo; e o Projeto Prima, na Paraíba.

Ascom/UFPB