Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB comemora seis anos de existência

OSUFPB comemora seis anos de existência

publicado: 10/04/2019 10h01, última modificação: 10/04/2019 10h01

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) chega aos seus seis anos em plena atividade e para comemorar esta trajetória realiza concerto com a cantora lírica Angela Diel como convidada, nesta sexta-feira (12), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Campus I da UFPB, espaço oficial de suas apresentações. A entrada é gratuita e aberta para todas as idades. A participação do público está rigorosamente limitada à lotação da sala, que é de trezentas pessoas.

É importante salientar que é recomendável ao público que compareça meia hora antes do início do concerto, pois é habitual que haja, a partir das 19h30, uma palestra sobre as obras apresentadas, proferida pelo professor Ibaney Chasin, do Departamento de Música (DEMUS) da UFPB. A coordenação do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) da UFPB esclarece ainda que quem desejar certificado de participação nessa palestra é só inscrever-se previamente através do link: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf.

O repertório do concerto é composto por obras de Handel, Bach, Mendelssohn e Vivaldi, que terá sua “Sabat Mater” solada pela cantora mezzo-soprano gaúcha Angela Diel.

A solista

A cantora mezzo-soprano Angela Diel mantém intensa atividade em recitais, o que a tem levado às mais prestigiadas salas de concerto do Rio Grande do Sul, seu Estado de origem, e de muitos Estados do Brasil, além de países como Argentina, Uruguai, Portugal, Alemanha, França, Chile, Bélgica, Luxemburgo, sempre acompanhada por célebres pianistas, com ênfase para o repertório alemão e brasileiro.

Destaca-se entre as vozes brasileiras mais apreciadas no Brasil e no exterior. Segundo o crítico Guido Borgomanero, de Curitiba, “possui uma bela voz, de timbre aveludado, bem calibrada, de puro metal, que não deixa de encantar e deleitar todos aqueles que têm a sorte de ouvi-la”.

Detentora do prêmio melhor voz feminina no Concurso Nacional Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, Angela Diel tem realizado carreira com numerosas atuações em óperas dos mais consagrados compositores da música universal.

Atuou como solista em importantes orquestras no Brasil e no exterior, conquistando também grande reconhecimento pela interpretação em gravações em diversos CDs, vindo a conquistar o Prêmio Açorianos de Música, como melhor intérprete erudita pelo CD “Canto Brasileiro”, além do CD “Cantares”. O Prêmio Açorianos é a mais importante premiação cultural do Rio Grande do Sul.

Angela Diel é fundadora da Casa de Porto Alegre, cidade onde vive e é curadora das séries Recitais Casa da Música, Clássicos na Pinacoteca e Concertos Capitólio.

A Orquestra aniversariante

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) estreou em 6 de abril de 2013, sob a regência do maestro Gustavo Paco de Gea. No ano seguinte passou a ter o maestro Marcos Arakaki como seu primeiro regente titular, permanecendo por dois anos, seguido depois pelo maestro carioca Thiago Santos, que trouxe adensamento ao projeto pedagógico da Orquestra, fortalecendo ainda mais a sua missão de formar plateia e honrar o movimento sinfônico do Estado da Paraíba. E foi sob a regência de Thiago Santos que a OSUFPB fez sua primeira turnê pelo Nordeste, percorrendo os estados do Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Maranhão, numa parceria entre as universidades federais de cada um desses estados, ampliando o movimento sinfônico orquestrado pelas universidades públicas. Nesta turnê, também realizou concertos didáticos para escolas públicas por onde passou.

Ao surgir, a OSUFPB inaugurou uma nova era na cena sinfônica do estado da Paraíba, pois cumpria finalidades acadêmicas dentro da UFPB, estimulando a relação pedagógica entre professores e alunos, contribuindo ainda para a formação de plateia e para dar escoamento aos projetos da área de música da Universidade, tanto no campo da performance como de composição e musicologia.

Ao atender a esses princípios educacionais, a OSUFPB cumpre um papel diferenciado, pois, além de trabalhar com peças da tradição orquestral, também se dá aos fins de pesquisa, executando obras inéditas ou de cunho experimental, que não atendem aos interesses mercadológicos. Desta forma, adéqua-se aos propósitos básicos da universidade, que são de criar, desenvolver e divulgar o conhecimento para a sociedade.

Ligada ao Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB, a OSUFPB tem a Sala Radegundis Feitosa como sua sede oficial. A orquestra conta hoje com vinte e um músicos contratados, além da participação eventual de professores e alunos dos Departamentos de Música e Educação Musical da UFPB, podendo envolver ainda colaboradores voluntários.

A OSUFPB é atualmente coordenada pela professora Íris Vieira, que também ensina tuba no Departamento de Música da UFPB.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria