Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Orquestra Sinfônica da UFPB homenageia compositores da casa

Orquestra Sinfônica da UFPB homenageia compositores da casa

publicado: 23/04/2019 11h10, última modificação: 23/04/2019 16h04

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) realiza o 4º concerto da temporada 2019 executando obras dos compositores ligados ao Laboratório de Composição Musical da UFPB (COMPOMUS). O evento acontece nesta sexta-feira (26), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e aberta para o público de todas as idades.

A direção da OSUFPB recomenda ao público que chegue meia hora antes do início do concerto para assistir a uma palestra proferida sobre as obras apresentadas, desta vez sob a responsabilidade do professor Marcílio Onofre, que também é membro do COMPOMUS e que fará a regência do concerto.

Neste concerto serão executadas obras dos compositores Eli-Eri Moura, Wilson Guerreiro, Tom K, Arimateia de Melo, Marcílio Onofre, Rogério Borges, José Orlando Alves, Jorge Ribbas e Wander Vieira. Todos esses compositores são ligados ao COMPOMUS.

Estes nove compositores, cujas obras preenchem um vasto espectro estético, mostram o resultado de pesquisas musicais realizadas no COMPOMUS, que é um laboratório que promove a criação de um coletivo de compositores a ele ligados, produzindo momentos musicais como este, que tem a OSUFPB como executora de suas obras, além de registros fonográficos, cursos e palestras que revelam a diversidade e a importância musical desses artistas.

Unindo diferentes gerações de compositores, o COMPOMUS reúne diversos membros que atuam na área da música em nível nacional e internacional, a grande maioria pertence aos departamentos da UFPB que são ligados à música, ou mesmo de compositores não ligados à instituição, mas que fazem parte do Laboratório pelas vias da extensão universitária. Este concerto apresenta o trabalho mais recente de alguns desses compositores e acontece graças à parceria com a OSUFPB.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB ligada ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria

Foto: Guto Zafalan