Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisa da UFPB é premiada no Concurso Brasileiro de Teses e Dissertações em Ciências Sociais
conteúdo

Notícias

Pesquisa da UFPB é premiada no Concurso Brasileiro de Teses e Dissertações em Ciências Sociais

publicado: 27/10/2023 11h01, última modificação: 27/10/2023 11h01
Concurso é promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)

Uma tese produzida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi uma das agraciadas com menção honrosa no Concurso de Teses e Dissertações em Ciências Sociais, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). A cerimônia de premiação aconteceu de forma remota na última sexta-feira (20), durante a 47ª edição do Encontro Anual da entidade.

O trabalho “O jogo da honra: uma análise sociológica sobre a produção de sentidos morais de uma elite política no Sertão de Pernambuco (1851 a 1997)”, de Giovanni Alves Duarte de Sá, elaborado sob a orientação da Professora Simone Brito, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, dividiu a menção honrosa com duas teses, uma da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e outra da Universidade de Brasília (UnB). 

A tese vencedora do concurso foi “A mineradora é a mãe de Araxá? Desenvolvimento e controvérsias em torno da mineração de nióbio em Minas Gerais”, de Gabriela Dias Blanco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

O estudo do PPGS da UFPB premiado analisa as relações de poder, dominação e legitimação de costumes na cidade de Serra Talhada (PE), traçando um painel sobre a construção moral da cidade entre 1851 a 1997. Categorias como honra, família, elite e política também são abordados.  

Para se chegar ao representante da Universidade na disputa, uma comissão interna do PPGS/UFPB apontou o estudo de Giovianni como o melhor apresentado ao Programa em 2022, indicando-o para participação no certame. Uma vez inscrito, tendo concorrido com outros 46 trabalhos da área de sociologia, antropologia e ciência política, a tese foi selecionada entre as 15 finalistas e, em seguida, escolhida entre as quatro premiadas pela ANPOCS. 

Durante os agradecimentos na cerimônia de premiação, Giovanni agradeceu ao corpo docente do PPGS e aos professores que compuseram sua banca, bem como à população da cidade de Serra Talhada. Em sua fala, o pesquisador apontou, na sua visão, qual é o legado de sua pesquisa. 

“Deixo esta pesquisa para posteridade, como um estímulo às novas gerações de pesquisadores, a fim de que se sintam encorajados a continuar investigando as relações de poder e elites aqui no Sertão”, afirmou o Giovanni. 

***
Texto: Vinícius Vieira

Edição: Aline Lins
Fotos: Celso García/Farol de Notícias, Renan Aires