Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisa da UFPB resulta na criação de uma Cartilha informativa

Pesquisa da UFPB resulta na criação de uma Cartilha informativa

publicado: 11/03/2024 16h23, última modificação: 11/03/2024 16h23
O projeto fornece dicas práticas para elaboração de um plano de marketing para estabelecimentos de hospedagem

Foto: Freepik

Uma pesquisa realizada no Departamento de Turismo e Hotelaria, do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é responsável pela criação da cartilha "Plano de Marketing Aplicado ao Setor da Hotelaria". A cartilha busca servir como roteiro para a prática do marketing hoteleiro, a fim de adotar estratégias que permitam o alcance dos objetivos e metas propostos pelos estabelecimentos.

Elaborada pelo Grupo de Cultura e Estudos Turísticos (GCET), sob a autoria da professora Adriana Brambilla do Curso de Turismo e Hotelaria da UFPB, com contribuições de Alessandra Queiroz e Marília Cesário na comissão científica e revisão, a cartilha apresenta ferramentas práticas destinadas a auxiliar na elaboração e implementação das estratégias de marketing específicas para o setor hoteleiro.

O foco da pesquisa que originou a cartilha estava na análise do setor hoteleiro brasileiro após o impacto negativo da pandemia de Covid-19 em 2022. O estudo, realizado em 2023, indicou que o setor hoteleiro brasileiro vivenciou uma recuperação quase completa.

O material foi desenvolvido com o intuito de fornecer orientações claras e diretas para fortalecer empreendimentos no segmento hoteleiro, baseando-se em pesquisa acadêmica e experiência profissional. Destinada a gestores, profissionais e estudantes interessados em aprimorar seus conhecimentos e práticas de marketing na indústria hoteleira, a cartilha oferece uma abordagem acessível, com exemplos práticos e aplicáveis.

Leia a cartilha aqui e, para qualquer informação adicional sobre a pesquisa, é possível entrar em contato com o grupo pelo e-mail brunalveslobo@gmail.com.

Texto: Aline Ferreira
Edição: Aline Lins