Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisador da UFPB desenvolve bloco de gesso para vedação vertical feito a partir do pó de mármore e granito
conteúdo

Notícias

Pesquisador da UFPB desenvolve bloco de gesso para vedação vertical feito a partir do pó de mármore e granito

publicado: 04/05/2022 15h54, última modificação: 05/05/2022 09h58
Produto sustentável possui propriedades superiores às dos blocos tradicionais utilizados atualmente na construção civil

Foto: Divulgação

O pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Victor Valério Landim, do  Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharias de Materiais (PPCEM), desenvolveu bloco de gesso para vedação vertical produzidos a partir da reutilização de resíduos oriundos de rochas ornamentais, como mármore e granito. O invento está em processo de patenteamento no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi). 

Concluída em 2022, a pesquisa faz parte da dissertação de mestrado de Victor Landim, orientada pelo Prof. Ricardo Peixoto Suassuna Dutra, do Departamento de Engenharias Materiais vinculado ao Centro de Tecnologia (CT). O estudo se iniciou na graduação em Engenharia Civil de Victor, que se formou pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). 

De acordo com o pesquisador, a ideia surgiu da necessidade de se reutilizar e reinserir no ciclo produtivo um resíduo (pó de pedras ornamentais) que é descartado de maneira inadequada na natureza devido, principalmente, à ausência de um plano efetivo de gerenciamento e tratamento.

“Dediquei minha graduação ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao processo de produção de materiais de construção sustentáveis e busquei um mestrado que me fornecesse todo o suporte e conhecimentos necessários para alavancar o desenvolvimento desta pesquisa”, comentou o discente acerca do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharias de Materiais - PPCEM. 

Na pesquisa, foi identificado que o bloco de gesso do estudo apresenta propriedades superiores ao bloco tradicional, que é atualmente utilizado nos canteiros de obras. O produto sustentável apresentou aumento da resistência mecânica, aumento da dureza e expressiva diminuição na capacidade de absorção de água. 

Segundo Landim, a busca por fontes alternativas para a produção de materiais é uma questão emergente. Ele pontuou que a construção civil é um dos segmentos que mais consome materiais não renováveis no mundo. “Encontrar soluções que diminuam o processo desenfreado de extração destes recursos e, ao mesmo tempo, alavanque o sistema produtivo é de fundamental importância”, afirmou.

O alto potencial de inovação do projeto foi evidenciado ainda em sua fase de desenvolvimento, quando foi reconhecido com o primeiro lugar na Categoria Ambiental do 13º Prêmio Ozires Silva. No mês passado, o pesquisador também foi reconhecido pelo invento como Bolsista em Destaque pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para Victor, o principal objetivo alcançado foi desenvolver um produto ecologicamente correto, tecnicamente viável e economicamente vantajoso. 

“O bloco de gesso para vedação vertical é um segmento pouco explorado e estudado na área da construção civil e o fato de ter iniciado o desenvolvimento e o estudo de um material sustentável nesta área contribuiu diretamente para o avanço neste segmento. Isso abre, portanto, caminho para novas pesquisas relacionadas a esta área de estudo”, afirmou o aluno.

A pesquisa possui registro internacional de invenção pela empresa Avctoris, válida em 181 países, e teve seu pedido de patente depositado no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual - Inpi.

No momento, o estudo está em fase de tabulação dos dados e informações referentes aos resultados obtidos. O discente esclareceu que sua meta é poder produzir e comercializar os blocos sustentáveis em larga escala na construção civil a partir da consolidação deste processo. 

“A expectativa é dar prosseguimento ao estudo e desenvolvimento de novos materiais de construção sustentáveis para, dessa forma, trazer mais visibilidade e reconhecimento para esta área que ainda é desconhecida por uma considerável parcela da sociedade”, finalizou Victor.

* * *
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação