Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB contribuem com e-book para debate sobre Políticas Públicas em Saúde

publicado: 25/08/2023 12h46, última modificação: 25/08/2023 12h47
O e-book encontra-se publicado no portal da editora Atena

Foto: Divulgação

Em uma iniciativa importante, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desempenhou um papel fundamental na produção do e-book intitulado “Políticas Públicas em Debate: um olhar para a saúde”. Esta coletânea, composta por sete capítulos de análises crítico-reflexivas, reúne acadêmicos, estudiosos, docentes e pesquisadores de diversas instituições de ensino do Brasil, com o objetivo de ampliar a visibilidade das demandas nas políticas públicas de saúde, especialmente nas áreas de Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), pediatria, obstetrícia e Segurança do Paciente.

O e-book foi produzido por 53 colaboradores, destes, 54,71% com vínculos com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 18,87% com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), 18,87% com a Universidade Federal do Ceará (UFC), 5,66% com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e 1,89% com a Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Segundo os responsáveis pela publicação, o e-book é um reflexo do compromisso contínuo da UFPB e de seus colaboradores com o avanço do conhecimento nas áreas de saúde pública e enfermagem, promovendo debates sobre políticas públicas e sua implementação eficaz.

Um dos organizadores, o doutorando em enfermagem William Caracas Moreira, destaca a abordagem diversificada da obra. “O e-book evidencia de uma forma prática e direta os principais acontecimentos históricos e reflexões da saúde pública brasileira, e desperta o olhar crítico do leitor aos diversos diálogos, cenários e reflexões a partir de obras midiáticas, músicas, documentários e filmes, claro, embasados na literatura científica”, pontuou.

A coleção foi dividida em sete capítulos, dos quais os três primeiros surgiram como resultado de atividades realizadas durante a Disciplina Políticas Públicas e Modelos de Atenção à Saúde, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFPB no segundo semestre de 2021.

No primeiro capítulo, encontramos uma compilação de análises individuais que, por meio de debates entre os autores, foram consolidadas em uma revisão única. O segundo capítulo adota uma abordagem semelhante, mas incorpora as reflexões de um documentário e as relações com composições musicais. Já o terceiro capítulo, também fruto da disciplina, enfoca o mesmo documentário do capítulo anterior, porém, com ênfase nas contribuições da literatura científica.

O quarto capítulo é uma contribuição do Núcleo de Estudos em HIV/Aids, Saúde e Sexualidade (NEHAS) da UFPB. Esse núcleo se dedica a investigar os contextos que tornam segmentos vulneráveis, como jovens, idosos e mulheres, mais expostos ao HIV/Aids, por meio de diversas abordagens metodológicas. No quinto capítulo, membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente (GEPSCA) e do Grupo de Estudo e Pesquisa Fundação da Assistência de Enfermagem (GEPFAE), ambos liderados pela Profa. Kenya Lima Silva da UFPB, colabora para discutir a saúde de crianças e adolescentes, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPeSC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O capítulo seis apresenta uma revisão crítica focada na segurança do paciente. Elaborado por discentes e colaboradores da Liga Acadêmica de Enfermagem Clínico-Cirúrgica (LAECC) da UFPI.  Já o último capítulo corresponde a uma resenha crítica que envolve a atenção à saúde da mulher e foi elaborada por integrantes do Núcleo de Estudo e Pesquisa em saúde sexual e reprodutiva (NEPPSS) e da Liga Acadêmica de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia (LAEGO), coordenados pela Profa. Mônica Oliveira Batista Oriá.

Atualmente, o e-book encontra-se publicado no portal da editora Atena. Além disso, pode ser encontrado em mídias sociais vinculadas ao PPGENF. Ele foi considerado apto para compor os stands no 25° Congresso Brasileiro de Enfermagem que ocorrerá entre os dias 24 e 25 de outubro de 2023, em João Pessoa, na Paraíba.

Texto: Flávia Lúcia Santana
Edição: Aline Lins