Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB debatem direitos das crianças e adolescentes na Espanha

Pesquisadores da UFPB debatem direitos das crianças e adolescentes na Espanha

Serão discutidas identidade de gênero, igualdade, convivência saudável, violência e políticas públicas
publicado: 11/02/2020 20h19, última modificação: 13/02/2020 10h32
Evento ocorrerá na Universidade de Salamanca, no noroeste da Espanha. Foto: Wikipédia/Reprodução

Os professores e pesquisadores do Departamento de Serviço Social (DSS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Aline Machado, Marinalva Conserva e Rafael Carvalho participarão do II Seminário Internacional da Rede Ibero-americana para a Docência e Investigações em Direitos da Infância (Redidi), entre os dias 24 e 25 de março, na Universidade de Salamanca, na Espanha. O evento está com chamada aberta para envio de resumos até a próxima sexta-feira (14).

Na ocasião, também haverá a organização do IX Congresso Mundial pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, que acontecerá em novembro em Córdoba, na Argentina.

De acordo com a professora Marinalva Conserva, que coordenará a mesa “Infância e adolescência: direitos e gênero” no II Seminário Internacional Redidi, a participação da UFPB se destaca como uma das ações de internacionalização da universidade.

“Vamos representar o Departamento e a Pós-Graduação de Serviço Social dentro das metas do Programa de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Será uma oportunidade para debater temas de relevância dentro de nossas pesquisas”, destaca.

Para o professor Rafael Carvalho, que faz pós-doutorado e atua como docente visitante na Universidade de Salamanca, será um momento para refletir sobre as tendências atuais da pesquisa.

“O evento se configura como um ponto de encontro entre políticos, gestores, técnicos e pesquisadores comprometidos com os diálogos atuais sobre a cidadania de crianças e adolescentes”, ressalta.

Convenção Internacional dos Direitos da Criança

Em 20 de novembro de 2019, a Convenção Internacional dos Direitos da Criança completou 30 anos. Esse motivo resultou na celebração de eventos em todo o mundo - como o Seminário da Redidi - para refletir sobre os compromissos dos governos em relação aos interesses das crianças e adolescentes.

Segundo o professor Rafael Carvalho, ao longo da existência da Convenção, o reconhecimento de crianças e adolescentes como cidadãos com direitos específicos vem se transformando e buscando se adaptar às demandas sociais.

Conforme o documento, a criança deve estar plenamente preparada para uma vida independente na sociedade e ser educada com os ideais de paz, dignidade, tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade.

Ascom/UFPB