Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB lançam livro sobre atenção básica em saúde no Brasil
conteúdo

Notícias

Pesquisadores da UFPB lançam livro sobre atenção básica em saúde no Brasil

Indicador estatístico foi criado para mensurar a qualidade do serviço no SUS
publicado: 02/07/2020 20h13, última modificação: 02/07/2020 20h14
A Atenção Básica em Saúde tem o objetivo de promover cuidados de saúde primários e de intervenção precoce, a fim de evitar o adoecimento da população. Crédito: Editora Appris

A Atenção Básica em Saúde tem o objetivo de promover cuidados de saúde primários e de intervenção precoce, a fim de evitar o adoecimento da população. Crédito: Editora Appris

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acabaram de lançar o livro “Condições sensíveis à Atenção Primária: conceitos, relações e avaliação dos municípios brasileiros”.

A obra trata da necessidade de consolidar efetivamente a Atenção Básica no país, por meio de cuidados de saúde primários e de intervenção precoce, a fim de evitar o adoecimento da população.

Segundo Francilene Jane, uma das autoras, o trabalho discute as Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária, que constituem grupos de patologias que são, a priori, preveníveis, reduzindo os altos custos demandados aos níveis secundário e terciário do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essa problemática já se apresenta com experiências e literaturas consistentes no cenário internacional, porém, no Brasil, embora já existam estudos acerca da temática, ainda se verifica certa escassez de instrumentos que possam medir o impacto dessas internações nas diferentes cidades brasileiras”, firma a pesquisadora.

Francilene Jane conta que foi construído um indicador estatístico sintético capaz de mensurar a qualidade da Atenção Básica a partir de dados provenientes das internações, podendo classificar as cidades brasileiras segundo a qualidade da assistência prestada.

O livro também descreve o perfil dos municípios a partir da constituição histórica e dos determinantes sócio-político-econômicos que interferem nas ações de saúde ofertadas no nível da Atenção Primária.

“Buscamos gerar uma visualização em contexto nacional, em forma de ranqueamento das cidades brasileiras, com evidente utilidade para as gestões dos serviços públicos de saúde e contribuição para o fortalecimento da Atenção Básica”, explica Francilene.

Os professores da UFPB Cesar Cavalcanti e Eufrásio de Andrade também assinam o livro, que tem prefácio de Sérgio Ribeiro.  O livro pode ser adquirido na plataforma digital da Editora Appris. O trabalho é resultado da tese defendida por Francilene, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde da UFPB.

* * *
Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB