Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pinacoteca da UFPB abre exposição Óleos sobre o Mar, no Hotel Globo

Pinacoteca da UFPB abre exposição Óleos sobre o Mar, no Hotel Globo

publicado: 18/10/2023 18h24, última modificação: 18/10/2023 18h26
As obras retratam um dos maiores desastres ambientais ocorridos no Brasil

Nesta sexta-feira (20), às 16h, a Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre ao público a nova exposição Óleos sobre o Mar, que estará no Centro Cultural Hotel Globo até o dia 20 de novembro. A exposição retrata o desastre ecológico de derramamento de óleo que, em agosto de 2019, atingiu cerca de 200 praias de 09 estados do Nordeste brasileiro.

A mostra é composta de 10 painéis pintados sobre lâminas de zinco a partir de sucatas resultantes de construções no Campus I da UFPB. Nas obras, a presença do óleo em forma de piche compõe os trabalhos que visam transfigurar no plano plástico a barbárie vândala, e ao mesmo tempo, no plano simbólico, ser signo da promessa de esperada redenção.

A exposição foi resultado de um projeto de workshop com alunos do curso de Artes Visuais promovido pela Pinacoteca. De acordo com o Coordenador da Pinacoteca da UFPB e curador da mostra, professor Gabriel Bechara Filho, a intenção do workshop foi fazer da Instituição um espaço de criação reflexiva, ao mesmo tempo conectado com os cursos de Artes Visuais da UFPB, no propósito de fomentar a produção artística discente.

O coletivo de artistas cujas obras estarão em exposição é composto por alunos e ex-alunos da UFPB: Cris Medeiros, Jhex Be, Rodrigo Miranda, e Victor Hugo Vitchan. Parte dos artistas estará presente na abertura da exposição.

O Espaço Cultural Hotel Globo é aberto diariamente ao público, das 08h às 17h.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins