Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Plataforma Enetrix lidera o desenvolvimento energético mundial
conteúdo

Notícias

Plataforma Enetrix lidera o desenvolvimento energético mundial

publicado: 26/03/2024 09h58, última modificação: 27/03/2024 10h36
Em Nova York (EUA), pesquisadores da UFPB dão passo fundamental para apresentação dos primeiros resultados da plataforma

Foto: vecstock/Freepik

A plataforma Enetrix, desenvolvida por professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), terá papel de destaque em agenda importante nos Estados Unidos neste mês de março. Entre os dias 26 e 28, acontece em Nova York (EUA) o lançamento da "Data Diplomacy Academy (DDA)" (www.datadiplomacy.com). O evento trata sobre o desenvolvimento de soluções tecnológicas, publicação de estudos, cursos de capacitação, eventos temáticos e estabelecimento de parcerias, com envolvimento da ONU.

Os autores do projeto são pesquisadores das áreas de Relações Internacionais e Ciências da Computação da UFPB, liderados pelos professores Iure Paiva, docente do departamento de Relações Internacionais da UFPB e coordenador do Gesene; Thaís Gaudêncio, docente do departamento de Informática da UFPB e coordenadora do Aria; e Yuri de Almeida Malheiros Barbosa, docente do departamento de Computação Científica da UFPB e coordenador do Aria.

Atualmente a plataforma conta com a coordenação dos especialistas Rafael Magalhães (Vice-coordenador) e Yuska Paola Costa Aguiar (Gerente de Projeto). Ao todo, mais de 20 pessoas fazem parte do projeto.

O evento nos Estados Unidos visa criar um espaço permanente na ONU voltado a promover soluções em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento da diplomacia multilateral. A ação será coordenada e executada em conjunto com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar), parceiro estratégico internacional da plataforma Enetrix, que participa na execução e disseminação mundial do projeto, com o apoio da UFPB e UFPE.

De acordo com o Grupo de Estudos em Segurança Energética (Gesene) e o Laboratório de Aplicações em Inteligência Artificial (Aria) da UFPB, a plataforma Enetrix é um projeto inovador e vanguardista financiado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), com acompanhamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e apoio do Instituto das Nações Unidas para Pesquisa e Desenvolvimento (Unitar) - parceiro na execução e promotor da tecnologia em nível mundial.

A Enetrix é uma solução de pesquisa, desenvolvimento e inovação científica tecnológica da Paraíba, destinada a tornar a diplomacia energética internacional mais acessível e equitativa em âmbito nacional e mundial. A plataforma, em estágio de desenvolvimento, visa impulsionar a cooperação energética internacional, oferecendo análises detalhadas baseada nos acordos firmados com outros países e organizações internacionais.

"A plataforma sai dos muros da universidade, por meio do investimento público, atendendo a diversos objetivos estratégicos de relações internacionais, desenvolvimento tecnológico e promoção da sustentabilidade. Coloca também a Paraíba em papel de protagonismo no cenário nacional e internacional, através da cooperação com organismos multilaterais como a ONU, na área de ciência, tecnologia e inovação aplicadas à diplomacia energética. Por fim, o projeto ainda colabora para formação e preparação de estudantes paraibanos, um dos papéis mais relevantes da parceria", explica o professor Iure Paiva.

Plataforma Enetrix

A Plataforma Enetrix é um marco na diplomacia de dados, posicionando a Paraíba como protagonista na promoção da cooperação energética internacional. Uma inovação tecnológica que visa mais equidade nas relações internacionais e sustentabilidade na cadeia energética.

Criado em 2016, quando foi aprovado pelo CNPq, o Gesene estabeleceu tratativas com o Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores. A partir daí surgem os primeiros estudos para implementação da plataforma Enetrix, que foi desenvolvida para acompanhar e analisar acordos internacionais, promovendo a cooperação energética mundial.

Dentro de um cenário atual de transições energéticas, o projeto faz parte das iniciativas brasileiras voltadas a atender demandas que vão desde a produção ao consumo sustentável de energia. Nesse contexto, o objetivo geral do projeto é garantir a segurança energética em diferentes níveis de governança em que atua (regional, nacional e global).

A plataforma passa a contribuir fortemente para as metas de Desenvolvimento Sustentável propostas pela ONU dentro da agenda 2030, especialmente os ODS 7 (energia limpa) e ODS 17 (cooperação internacional em ciência e tecnologia).

Atualmente, a plataforma Enetrix está em desenvolvimento em uma versão inicial, que abrange acordos internacionais do Brasil de 1990 a 2021, que podem ser acessados por meio de filtros de pesquisa.

Entre os principais desafios no desenvolvimento da plataforma, os pesquisadores estudam soluções para sistematizar dados dos governos, frequentemente não disponíveis ou não organizados na internet. As informações contidas na Enetrix não são disponibilizadas hoje por nenhuma organização internacional do setor energético.

Comparado a plataformas atuais, a Enetrix oferece informações organizadas, eficientes e personalizadas, reduzindo o tempo e custo humano para análises, beneficiando organizações internacionais, empresas, governos, pesquisadores e a sociedade em geral, oferecendo informações estratégicas e detalhadas sobre cooperações energéticas internacionais.

Desenvolvimento Tecnológico

Para desenvolver a plataforma Enetrix, o Gesene conta com o trabalho do Laboratório de Aplicações em Inteligência Artificial (Aria), do Centro de Informática da UFPB, responsável pelo planejamento da infraestrutura informativa e computacional do projeto.

Os especialistas trabalham com foco na consolidação da versão 1.0 da plataforma Enetrix, ferramenta web para registro, análise e monitoramento da cooperação energética internacional do Brasil. Dessa forma, o trabalho de desenvolvimento da plataforma estimula a pesquisa e inovação científica tecnológica a partir da UFPB.

Entre as entregas programadas pela equipe do projeto nesta primeira fase estão:

  • Adicionar e organizar novos acordos internacionais do Brasil ao banco de dados;
  • Extrair estatísticas e indicadores dos acordos internacionais, com ferramentas de IA;
  • Desenvolvimento da Interface (Front-End) da ferramenta;
  • Realização de testes do sistema.

Mais informações podem ser obtidas pelos endereços do Gesene – gesene@ccsa.ufpb.br e @geseneufpb ou da plataforma – https://enetrix.ufpb.br/.

* * *
Texto: Leandro Ramalho, com informações do Grupo de Estudos em Segurança Energética (Gesene) e o Laboratório de Aplicações em Inteligência Artificial (Aria) da UFPB
Edição: Aline Lins - Ascom/UFPB
Foto Ilustrativa: vecstock/Freepik