Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pós-graduação em Engenharia Química oferta 20 vagas para mestrado na UFPB

Pós-graduação em Engenharia Química oferta 20 vagas para mestrado na UFPB

publicado: 26/09/2023 15h48, última modificação: 26/09/2023 15h59
Inscrições de 29 de setembro a 10 de outubro

Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o edital para a seleção de novos alunos para o curso de mestrado. 20 vagas estão sendo oferecidas e as inscrições vão de 29 de setembro a 10 de outubro.

Do total de vagas, 4 são destinadas a candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência.

As vagas do PPGEQ estão distribuídas em três linhas de pesquisa: Processos de separação; Engenharia das reações químicas e bioquímicas; e Produção de petróleo e gás natural.

As inscrições para a seleção da Pós-graduação devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os candidatos precisam preencher o formulário online e anexar o plano de dissertação e a documentação listada no edital, obrigatoriamente em PDF.

O processo seletivo será composto por duas etapas, sendo o exame da capacidade de leitura e interpretação em língua estrangeira, de caráter eliminatório (nota mínima 7), e a análise da escrita e defesa do plano preliminar de dissertação e da avaliação curricular, a qual compreende histórico escolar e a análise do currículo lattes, de caráter classificatório.

O exame da capacidade de leitura e interpretação em língua estrangeira terá duração de 3 horas, com início às 9h do dia 23 de outubro. Os locais de cada etapa do processo seletivo serão previamente divulgados no site do PPGEQ. Candidatos que estejam fora da cidade-sede do PPGEQ poderão solicitar, no período das inscrições, a realização do exame na cidade de origem que contenha Instituição de Ensino Superior (IES).

A divulgação dos resultados das etapas da seleção será no site do Programa, assim como o resultado final, previsto para o dia 15 de fevereiro, que ocorrerá por meio de duas listas: uma apresentando os candidatos aprovados em ampla concorrência e outra com os candidatos aprovados nas vagas destinadas às ações afirmativas.

Para mais informações, acessar o edital e a página do PPGEQ.

Texto: Flávia Lúcia Santana
Edição: Aline Lins