Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento oferta 42 vagas nos cursos de mestrado e doutorado na UFPB

publicado: 23/08/2023 14h48, última modificação: 23/08/2023 14h48
Inscrições vão até 25 de agosto

Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o edital para a seleção de 42 novos alunos para os cursos de mestrado e doutorado. As inscrições vão até esta sexta-feira, dia 25 de agosto.

Do total de vagas, 9 – sendo 5 do curso de mestrado e 4 do doutorado – são destinadas a candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência.

As inscrições para a seleção da Pós-graduação devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os candidatos precisam preencher o formulário online e anexar a documentação em PDF único listada no edital, inclusive o projeto preliminar de pesquisa.

Mestrado

As vagas do mestrado estão distribuídas em uma linha de pesquisa com diversas temáticas, dentre elas: Processos Psicológicos Básicos e Neurociência Cognitiva clínica, Respostas psicofisiológicas ao exercício Físico, Memória episódica, Psicobiologia, Neuropsicofarmacologia e Memórias autobiográficas.

Os e-mails dos professores orientadores poderão ser encontrados no site da Pós-graduação.

O processo seletivo será composto por três etapas: a primeira é uma prova objetiva de conhecimentos básicos em neurociências, de caráter classificatório (peso 4), a segunda a avaliação do pré-projeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório, com nota mínima de 7 pontos (peso 3) e a terceira etapa é a análise curricular, de caráter classificatório (peso 3).

A prova de conhecimentos em neurociência será realizada presencialmente no dia 21 de setembro, entre as 8h30 e 12h30 no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). As demais etapas do processo seletivo serão realizadas não presencialmente, conforme o previsto no edital de seleção.

A divulgação do resultado final do processo seletivo, previsto para o dia 6 de novembro, será realizada em duas listas: uma apresentando os candidatos aprovados em ampla concorrência e outra com os candidatos aprovados nas vagas destinadas às ações afirmativas no site da Pós-graduação ou afixadas no mural da secretaria do PPGNEC.

Para mais informações do curso de mestrado acessar o edital e a página do Programa de Pós-graduação.

Doutorado

Já as vagas para o doutorado estão divididas em duas linhas de pesquisa, subdivididas em temáticas como: Neurociência Cognitiva Pré-clínica e Clínica, Correlatos verbais e não verbais da regulação emocional, Processos Psicológicos Básicos e Neuropsicologia/ Eletrofisiologia e reconhecimento de faces.

Os e-mails dos professores-orientadores poderão ser encontrados no site da Pós-graduação.

O processo seletivo contará com quatro etapas: a primeira etapa será a análise preliminar do projeto de pesquisa, com caráter eliminatório, a segunda etapa, a análise da proposta escrita (eliminatória e classificatória – peso 2.5), na qual serão eliminados os candidatos com nota inferior a 7, a terceira etapa será a defesa do projeto (eliminatória e classificatória – peso 2.5), que consistirá na apresentação do projeto, seguida de arguição pela CS e orientador pretendido (ou membro da linha de pesquisa pretendida), tendo também eliminados os candidatos com nota inferior a 7 e a Quarta etapa será a análise curricular (eliminatória e classificatória – peso 5.0).

A Comissão de Seleção divulgará local e hora de realização exatos da realização da terceira etapa, podendo sofrer alterações, mediante o quantitativo de candidatos aprovados na etapa anterior.

A divulgação do resultado final do processo seletivo, previsto para o dia 7 de novembro, será realizada em duas listas: uma apresentando os candidatos aprovados em ampla concorrência e outra com os candidatos aprovados nas vagas destinadas às ações afirmativas no site da Pós-graduação ou afixadas no mural da secretaria do PPGNEC.

Para obter mais informações acerca do processo seletivo para o curso de doutorado é necessário ler o edital ou acessar o site da Pós-graduação.

Texto: Flávia Lúcia Santana
Edição: Aline Lins