Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC divulga edital do Programa de Bolsas de Extensão - Probex
conteúdo

Notícias

PRAC divulga edital do Programa de Bolsas de Extensão - Probex

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC/UFPB) publicou ontem, 16 de janeiro, o Edital n° 2/2018, que dispõe sobre o processo de seleção de projetos no âmbito do Programa de Bolsas de Extensão (Probex).
publicado: 05/02/2018 11h42, última modificação: 05/04/2019 16h25

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC/UFPB) publicou ontem, 16 de janeiro, o Edital n° 2/2018, que dispõe sobre o processo de seleção de projetos no âmbito do Programa de Bolsas de Extensão (Probex). 

Neste ano, a UFPB disponibilizará 600 bolsas, no valor mensal de R$ 400, das quais 34 serão destinadas aos projetos das assessorias de extensão dos Centros de Ensino e 16 para projetos estratégicos de extensão da PRAC. As demais 550 bolsas serão distribuídas de acordo com a classificação obtida pelas propostas no processo de seleção. 

O Probex é mantido com recursos próprios da Universidade e tem o propósito de contribuir para a formação acadêmica e cidadã dos discentes dos cursos de graduação da instituição, a partir da experiência em ações que aproximem os estudantes das comunidades e grupos envolvidos nos projetos. 

 

Seleção 

O período de submissão das propostas de extensão é de 1° a 18 de fevereiro de 2018. O proponente deverá cadastrar seu projeto no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB, seguindo as orientações do edital. 

Nesta edição do Probex, as áreas temáticas dos projetos permanecem as mesmas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho. As novidades são a ênfase na internacionalização e a ampliação do prazo de vigência dos projetos. 

O edital recomenda que as propostas contemplem, se possível, a difusão de línguas e culturas estrangeiras na comunidade acadêmica da UFPB, a promoção da cultura brasileira no exterior e/ou as parcerias e cooperações internacionais na extensão universitária. 

Os projetos selecionados terão vigência de 9 de março a 31 de dezembro de 2018, ampliando a duração de oito para 10 meses e, assim, a carga horária total passa de 640 para 800 horas.

 

Fonte: ACS | Rita Ferreira