Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRG abre inscrições para Encontro de Iniciação à Docência da UFPB

PRG abre inscrições para Encontro de Iniciação à Docência da UFPB

publicado: 07/08/2023 16h35, última modificação: 07/08/2023 16h35
Prazo para submissão de trabalhos começa dia 11 de agosto

Foto: Freepik

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB) publicou o edital do processo de submissão de trabalhos para o XXV Encontro de Iniciação à Docência (ENID). Com o tema “A docência na promoção do desenvolvimento sustentável”, o evento ocorrerá em outubro deste ano. Conforme explica a Reitoria da UFPB, o objetivo do evento é compartilhar as atividades desenvolvidas por alunos da graduação presencial e à distância que participaram de programas acadêmicos gerenciados pela PRG.

A submissão do resumo expandido e dos slides da apresentação do trabalho deve ser realizada pelos estudantes no período de 11 de agosto a 11 de setembro. A inscrição da equipe de organização do evento (membro do Comitê de Organização e Equipe Técnica) também tem início no próximo dia 11 e se estende até o dia 15 de agosto.

O estudante interessado em se inscrever como discente voluntário, para atuar junto à equipe de apoio e organização do evento, deve fazê-lo no período de 14 a 31 de agosto. As inscrições para avaliadores de trabalhos submetidos ao ENID também ocorrerão no mesmo período. Já as inscrições para participação como ouvinte serão realizadas de 11 de setembro a 27 de outubro.

A participação no ENID, com apresentação presencial dos trabalhos, é obrigatória para os bolsistas e voluntários que atuaram, nos períodos 2022.2 e 2023.1, nos programas de Monitoria, Programa de Apoio às Licenciaturas (Prolicen), Programa de Tutoria de Apoio às Disciplinas Básicas (ProTut), Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Residência Pedagógica (PRP).

As regras para envio dos slides da apresentação, em PDF – obrigatório para os programas de Monitoria, ProTut e PET – estão disponíveis no edital publicado pela PRG. O envio de slides não é exigido para os participantes dos programas acadêmicos Prolicen, PIBID e PRP, cujos trabalhos serão apresentados no formato de Roda de Diálogo. A programação, com a data e horário de apresentação de cada trabalho, será divulgada na página do evento, no período de 9 a 13 de outubro.

O ENID 2023 será realizado em três datas diferentes: no campus de João Pessoa, o ENID ocorrerá no período de 16 a 20 de outubro. Já nos campi de Areia e Bananeiras, o encontro ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro, enquanto no campus de Rio Tinto/Mamanguape, o evento ocorrerá nos dias 26 e 27 do mesmo mês.

Os certificados para os autores de trabalhos e demais inscritos no ENID 2023 estarão disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SigEventos) a partir de fevereiro de 2024. Os resumos expandidos apresentados no evento que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 serão publicados em ANAIS com ISBN.

Haverá premiação para os melhores trabalhos apresentados em cada um dos programas acadêmicos. O evento de premiação, com a entrega dos certificados aos autores contemplados, está previsto para ocorrer até março de 2024.

Dúvidas sobre o Encontro de Iniciação à Docência podem ser esclarecidas junto à Coordenação de Programas e de Projetos Acadêmicos (CPPA) da PRG, pelo e-mail cppa@prg.ufpb.br

Texto: Milena Dantas
Edição: Aline Lins