Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pró-reitoria de Extensão publica resultado definitivo do Probex 2022-2023

Pró-reitoria de Extensão publica resultado definitivo do Probex 2022-2023

publicado: 24/07/2022 09h47, última modificação: 24/07/2022 09h47
Foram selecionados 646 projetos de extensão na ampla concorrência, além de 23 ações estratégicas

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou na última quarta-feira (20) o resultado do edital nº 06/2022 da 25ª edição do Programa de Bolsas de Extensão 2022-2023 (Probex), que ofertou 693 bolsas para realização de projetos de extensão para alunos dos cursos de graduação da Instituição.

Maior edital da extensão da UFPB, o programa é executado ininterruptamente desde 1997, e mantido com recursos próprios da Universidade, previstos no orçamento. Após as etapas de avaliação e classificação, foram selecionados 646 projetos de extensão na ampla concorrência, além de 23 ações estratégicas.

Foram aprovados projetos de ações como: avaliação psicopedagógica, prevenção ao câncer de mama, formação em tecnologia da informação para meninas, cursos pré-Enem, empreendedorismo feminino, educação popular, assessoria jurídica, inclusão digital, comunicação e cultura, reabilitação de pacientes, fortalecimento indígena, musicalização, educação ambiental, dentre outros.

As áreas temáticas com mais propostas aprovadas foram educação, com 204 projetos e saúde, com 155 ações. De acordo com a Proex, houve um aumento significativo na quantidade de projetos na área temática cultura, que passou de 59 propostas em 2021 para 74 em 2022.

Para Berla Moraes, Pró-reitora de Extensão da UFPB, com o retorno à presencialidade das ações de extensão, o resultado do edital Probex 2022-2023 marca a forma de articulação e atuação entre a comunidade acadêmica com os demais setores da sociedade.

“Em todas as áreas da extensão, houve um quantitativo de projetos relevantes socialmente. Importante ressaltar que há um investimento da UFPB de mais de R$ 3 milhões financiando as bolsas por 12 meses, contribuindo para o processo formativo dos discentes da Instituição. Parabenizamos os coordenadores dos projetos aprovados e que toda a execução dos mesmos possa ser amplamente difundida e promover o desenvolvimento social, econômico, cultural e tecnológico”, disse a gestora. Das 693 bolsas ofertadas, 646 serão preenchidas pelos projetos aprovados na edição 2022-2023 do Probex.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, lembra da importância da extensão universitária, que recebeu apoio para ampliar o período de bolsa de 10 para 12 meses. Isso permitirá ampliar os recursos para as pessoas envolvidas em extensão, privilegiando igualmente ações que conformam os pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Próximos passos

Quando a coordenação coloca o projeto em execução, os discentes já podem conferir no no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) a íntegra da ação, bastando acessar o sistema e utilizar os filtros para encontrar e conhecer os projetos. Nos dias 25 e 26 de julho, os discentes com interesse em participar das ações precisam acessar o Sigaa e manifestar o interesse.

A seleção de discentes será coordenada pelas Assessorias de Extensão dos Centros de Ensino, entre 27 de julho e 04 de agosto. Os estudantes de graduação selecionados receberão mensalmente bolsas de extensão no valor de R$ 400,00 enquanto durar a vigência do projeto, que vai de agosto de 2022 a julho de 2023.

A extensão universitária é uma das bases que fundamentam as atividades da UFPB. Desta forma, os projetos de extensão aprovados priorizam a formação acadêmica e cidadã dos alunos através de ações identificadas com as necessidades e as demandas da sociedade paraibana, com o objetivo de promover o desenvolvimento a partir do trabalho conjunto com as comunidades e grupos envolvidos. Assim, o propósito do Probex é contribuir para a formação dos discentes dos cursos de graduação presenciais e a distância, a partir da experiência em ações de extensão universitária.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins