Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Proex da UFPB divulga resultado do Prêmio Elo Cidadão 2023

Proex da UFPB divulga resultado do Prêmio Elo Cidadão 2023

publicado: 29/01/2024 15h01, última modificação: 29/01/2024 15h01
A edição 2023 teve 61 ações de extensão premiadas

Foto: Divulgação/Proex

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta segunda-feira (29), o resultado do Prêmio Elo Cidadão 2023. A premiação reconhece os projetos de extensão com melhores avaliações que participaram das Tertúlias no XXIV Encontro de Extensão (ENEX), ocorrido ano passado.

Anualmente, o prêmio Elo Cidadão destaca os melhores trabalhos em cada um dos 8 eixos temáticos do ENEX: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, e trabalho. No entanto, a edição 2023 trouxe uma grande novidade, a ampliação das premiações, incluindo novas categorias.

Até 2022, o Elo Cidadão premiava os 05 melhores trabalhos por eixos temáticos, totalizando 40 premiados por edição. A partir de 2023, a PROEX resolveu ampliar a premiação, observando as dinâmicas das ações de extensão, passou a entregar 61 prêmios, conforme explica a Pró-reitora de Extensão, Berla Moraes.

“Nós temos 17 assessorias de extensão vinculadas aos Centros de Ensino, então, resolvemos premiar as 5 melhores ações de assessorias de extensão. Também vamos beneficiar os melhores trabalhos das Empresas Juniores, hoje temos 24 empresas institucionalizadas e 8 em processos de implantação. Também resolvemos premiar os trabalhos que já estão em execução a mais de 10 anos, a gente viu que era importante valorizar o empenho de coordenadores dessas ações e todos os corpos de bolsistas e voluntários que fazem parte, e vimos que é importante premiar os 5 melhores cursos de extensão”, disse a professora.

Além disso, a Proex resolveu destacar 3 ações do edital suporte à Gestão da Extensão, como reconhecimento pelo bom desempenho das ações de extensão realizadas pela equipe Proex e seus bolsistas.

Concorreram ao Prêmio Elo Cidadão 2023 todas as ações de extensão com vigência até o último dia de 2023 que tenham submetido resumo expandido e realizado a apresentação na modalidade Tertúlia no XXIV ENEX e que, também, estivessem registradas nos Editais: Probex, Probex TEC ETS, Assessorias de Extensão, Fluex 2023, Estruturação e Suporte à Gestão da Extensão Universitária, Registro do INELC 2023, Rede Idiomas sem Fronteiras, Registro do Cursinho Pró-Enem Bananeiras, Registro do Cursinho Pró-Enem Areia, UFPB no seu Município 2023, Apoio à criação e ao desenvolvimento de Empresas Juniores da UFPB 2023 e Cursos registrados no FLUEX 2023 com carga horária superior a 30 horas: Idiomas; Música; Aperfeiçoamentos e Formações.

Ao todo 1.003 trabalhos de 815 projetos, e 3 cursos, foram submetidos no Encontro de Extensão. Os trabalhos foram apresentados na modalidade Tertúlia, no mês de outubro de 2023, nos dias 17 e 18 no Campus I, na cidade de João Pessoa; dia 23 na cidade de Areia, referente aos Campi II e III, e no dia 26 de outubro no Campus IV, na cidade de Mamanguape.

Para a classificação na premiação, foi realizada uma média entre as notas de avaliação do projeto quando da submissão ao edital, e avaliação da apresentação no Encontro de Extensão. De acordo com Berla Moraes, a Proex deve realizar a entrega da premiação em um evento a ser realizado em cada Campus da UFPB, com previsão para março.

Além da entrega do certificado institucional, os 61 agraciados da edição 2023 do Elo Cidadão serão contemplados com a submissão de um capítulo no E-book da Extensão Universitária da UFPB.

“Essa também é uma inovação deste ano, um capítulo de e-book para que os participantes dos projetos possam difundir aquela sua ação que foi considerada pelos seus pares como uma das melhores ações de extensão dentro da sua categoria, e esperamos fazer também uma ampla divulgação quando o e-book for disponibilizado”, disse a Pró-reitora Berla Moraes.

Clique aqui e confira o resultado do Prêmio Elo Cidadão 2023.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins