Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor da UFPB é eleito como membro de comitê de assessoramento do CNPq

Professor da UFPB é eleito como membro de comitê de assessoramento do CNPq

publicado: 27/07/2023 17h17, última modificação: 27/07/2023 20h41
O docente vai prestar assessoria ao órgão federal na área de Ciência da Informação

Foto: Angélica Gouveia

O docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Guilherme Ataíde Dias foi eleito membro titular do Comitê de Assessoramento de Artes, Ciência da Informação e Comunicação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele foi escolhido pelo Conselho Deliberativo do órgão, a partir de uma consulta realizada junto à comunidade científico-tecnológica nacional dessa área do conhecimento.

Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFPB), Guilherme vai prestar assessoria ao órgão federal na área de Ciência da Informação, em um mandato que começou neste mês de julho e terá duração de três anos.

“Como representante nacional do Conselho nesta área, tenho a atribuição de julgar os processos de pedido de auxílios no âmbito do CNPq, a exemplo de bolsas e projetos, na área da Ciência da Informação”, explicou o docente, que tem doutorado nessa área – realizado na Universidade de São Paulo (USP).

Ele integra o referido comitê de assessoramento, vinculado à Diretoria Científica do CNPq, junto com outros quatro membros titulares, pesquisadores das universidades federais da Bahia (UFBA), de Minas Gerais (UFMG) e de Goiás (UFG), além da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

O pesquisador continuará ministrando aulas no Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFPB, onde leciona atualmente as disciplinas de Tecnologia da Informação (I e II) e Automação em unidades de informação, no CCSA.

Guilherme Ataíde é docente da UFPB desde 2004, onde esteve à frente da implementação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), e foi Pró-Reitor de pós-graduação no início da atual gestão do Reitor Valdiney Gouveia, no final do ano 2020. Antes de ingressar na Universidade, integrou o corpo docente do antigo Cefet-PB (atual IFPB) por oito anos.

Texto: Milena Dantas
Edição: Vinícius Vieira