Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor da UFPB facilita uso do Moodle Classes para ensino virtual de matemática

Material didático contém orientações e recursos para o desenvolvimento on-line da disciplina
publicado: 07/07/2020 20h35, última modificação: 07/07/2020 20h35
O Sistema Moodle Classes é utilizado em mais de 100 países para a aprendizagem à distância. Foto: Departamento de Matemática-UFPB/Reprodução

O professor Lenimar Nunes, do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), disponibiliza o material didático “Moodle Classes Urgente” para facilitar o ensino virtual de matemática, através da plataforma digital Moodle.

O sistema Moodle é usado em mais de 100 países no ensino de cursos a distância. No Brasil, tem sido utilizado há mais de 12 anos, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), por todo o país.

De acordo com Lenimar Nunes, a ideia surgiu a partir de notas de aula do minicurso de iniciação aos recursos do Moodle, que foi realizado virtualmente pela UFPB, durante o período de isolamento social devido à Covid-19.

“É natural que um usuário se sinta perdido no meio de tantas informações novas. A maioria dos livros sobre Moodle possui muitas páginas. Ao contrário de obras volumosas, o material que desenvolvemos contém poucas. Cerca de 90 páginas”, destaca o professor.

Para o docente, o livro digital contém dicas essenciais para a construção de uma página de disciplina on-line de Matemática com o Moodle e serve de modelo para temas de outras áreas do conhecimento.

“Durante a elaboração, eu tentei responder à pergunta: ‘o que existe de recurso desse programa que um professor de Matemática não pode deixar de saber?’ Mas ele pode ser usado na criação de disciplinas de quaisquer áreas do conhecimento”, reforça Lenimar.

O professor da UFPB afirma que, para o e-book, foram utilizados programas como MoodleLatexGimp e FastStone Image Viewer. Eles são gratuitos e podem ser encontrados na Internet.

Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB