Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora da UFPB coordena edição especial de periódico internacional
conteúdo

Notícias

Professora da UFPB coordena edição especial de periódico internacional

Artigos científicos abordarão ecossistemas aquáticos em regiões secas
publicado: 11/11/2020 00h25, última modificação: 11/11/2020 00h25
A professora Luciana Barbosa, responsável pela edição especial do Inland Waters, se dedica ao estudo dos tanques de pedra que captam água das chuvas. Foto: Autor Desconhecido

A professora Luciana Barbosa, responsável pela edição especial do Inland Waters, se dedica ao estudo dos tanques de pedra que captam água das chuvas. Foto: Autor Desconhecido

Uma coletânea de artigos sobre ecossistemas aquáticos em regiões secas será publicada, no próximo mês de dezembro, no periódico Inland Waters, sob a coordenação da pesquisadora Luciana Barbosa, do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais da UFPB, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Areia, no Brejo paraibano.

O volume especial terá dez artigos de integrantes da International Network On Limnology of Drylands – INLD (Rede Internacional de Limnologia de Terras Secas), residentes no Brasil e em alguns países da Europa e da África. Por enquanto, somente o editorial foi publicado na Inland Waters, mas a coletânea completa já está disponível no site da INLD (somente na versão em inglês).

Luciana Barbosa, que além de fundadora e presidente da INLD, também acumula os cargos de presidente da Associação Brasileira de Limnologia e coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Meio Ambiente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), acredita que a publicação da coletânea, em um contexto de cooperação internacional, é importante para dar visibilidade e reconhecimento, no exterior, a pesquisas realizadas com excelência na UFPB e em outras universidades brasileiras.

A limnologia é o estudo dos ecossistemas aquáticos continentais. A rede INLD se propõe a fomentar a cooperação internacional para investigação do funcionamento desses ecossistemas em terras secas, com envolvimento de pesquisadores dos continentes australiano, africano, asiático, europeu e americano, regiões de abrangência de terras secas.

Em nível de Brasil, o Nordeste concentra quase 90% do semiárido do país. Na Paraíba, quase 90% dos 223 municípios estão situados dentro da região semiárida. É neste contexto em que são desenvolvidas as pesquisas da professora da UFPB, que se dedica a estudar o funcionamento de ecossistemas temporários na Paraíba – tanques de pedra que captam água das chuvas, bastante utilizados pela população de regiões secas – para perceber o impacto de mudanças climáticas e da exploração dos recursos hídricos em uma área de escassez de água.

* * *
Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB