Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora da UFPB é primeira mulher da Paraíba eleita para diretoria da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE)
conteúdo

Notícias

Professora da UFPB é primeira mulher da Paraíba eleita para diretoria da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE)

publicado: 04/04/2024 13h56, última modificação: 04/04/2024 14h13
Entidade promove e organiza atividades relacionadas à pesquisa e ao ensino em farmacologia

Profa. Bagnolia

A professora Bagnólia Araújo Costa, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi eleita para a Diretoria da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), para ocupar o cargo de Diretora Administrativa no triênio 2024-2026. A eleição da nova diretoria foi realizada diretamente pelos sócios efetivos da entidade, com votação em novembro de 2022.

Com a conquista, a docente se torna a primeira paraibana da área de farmacologia a frente da diretoria titular da SBFTE.

A professora já havia sido membro do conselho deliberativo entre os anos de 2018 e 2020. Junto ao professor Isaac A. Medeiros, também do CCS da UFPB, que atuou como secretário na diretoria da SBFTE entre 2004 e 2005, ela é a segunda docente da UFPB a integrar a diretoria como membro titular.

Criada em 1966, a SBFTE é uma das sociedades científicas brasileiras na área de ciências biomédicas de referência na farmacologia brasileira. A Sociedade tem por objetivo promover e organizar atividades relacionadas à pesquisa e ao ensino em farmacologia, como o congresso anual da área, bem como estabelecer interfaces com as agências de fomento, setores produtivos e agentes da política nacional e internacional da área.

Além de membro da diretoria da SBFTE, a professora Bagnólia Costa é Comendadora do Mérito Farmacêutico Nacional, honraria máxima concedida pelo Conselho Federal de Farmácia, Professora Associada da UFPB, vinculada ao Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF), e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPgPNSB). 

***
Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Vinícius Vieira
Foto: Arquivo Pessoal da Profa. Bagnólia Araújo