Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora da UFPB lança livro em coautoria em São Paulo
conteúdo

Notícias

Professora da UFPB lança livro em coautoria em São Paulo

A professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPB Loreley Gomes Garcia participou do lançamento da coletânea de ensaios Brasil, Brasileiros - Por que somos assim?, no fim da tarde de 14 de dezembro, na Fundação Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo.
publicado: 03/01/2018 11h30, última modificação: 05/04/2019 16h27

A professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPB Loreley Gomes Garcia participou do lançamento da coletânea de ensaios Brasil, Brasileiros - Por que somos assim?, no fim da tarde de 14 de dezembro, na Fundação Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo.

A professora é uma das autoras do livro, com o artigo Os impactos da Modernidade fugidia e do déficit civilizatório na vida das brasileiras. “Eu escolhi fazer o recorte de gênero para mostrar que a condição da mulher no país, na atualidade, está abaixo daquela esperada em uma sociedade livre, democrática, igualitária”, explica Loreley, que é pesquisadora nas áreas de Gênero e Sexualidade.

No texto, ela projeta que será apenas em 2080 que o Brasil terá uma representação feminina equitativa. “O trabalho tem vários tópicos, mas o que eu pego com mais força é a interdição do aborto como algo que contraria os direitos humanos, ou seja, isso coloca o Brasil em uma situação semelhante a países atrasadíssimos”, avalia.

Para Loreley Garcia, o livro “traz uma contribuição interessante para entender porque não saímos do nosso atraso e sobre o que nos impede de dar um salto civilizatório e nos transformarmos em uma nação democrática”.

O livro foi organizado pela Fundação Astrogildo Pereira e publicado pela Verbena Editora. No lançamento, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador Cristovam Buarque participaram de um diálogo com os presentes, abordando a pergunta-título da obra.