Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professoras da UFPB e UFTM lançam nova edição de livro referência na área da Terapia Ocupacional

publicado: 25/09/2023 17h32, última modificação: 27/09/2023 16h24
Obra conta com a participação de mais quatro docentes da UFPB

Foi lançado no último dia 16 o livro Terapia Ocupacional Fundamentação e Prática, que tem como uma das organizadoras a professora Cláudia Regina Cabral Galvão, do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba. A autoria é dividida com Alessandra Cavalcanti, docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Trata-se da segunda edição de uma obra pioneira no país sobre as práticas da Terapia Ocupacional Brasileira. De acordo com a professora Cláudia Galvão antes de 2007, ano de lançamento da primeira edição, os livros de referência da área eram todos tradução de obras internacionais, o que motivou o lançamento de uma obra que refletisse a realidade do país.

Após 5 anos de revisão, a nova e ampliada edição de Terapia Ocupacional Fundamentação e Prática reúne o relato de 104 autores, em 1008 páginas divididas em 15 capítulos.

“Ele é um livro referência como as práticas de diversas áreas, tem a parte de fundamentação da profissão, a parte de atenção ligada ao SUS, tem a área social, de educação, área de habilitação física, tecnologia assistiva, e o positivo do livro é que a gente tem colaboradores de todo o Brasil e a gente traz uma realidade do que o Terapeuta Ocupacional de todo o Brasil realiza em diferentes áreas”, relata a professora da UFPB.

A obra conta com a participação de docentes da UFPB na autoria dos capítulos, professores Andreza Polia, Berla Moraes, Clarice Ribeiro Araújo, a então Profa. Bárbara Barroso e também a professora Cláudia Galvão.

Os temas apresentados foram selecionados para proporcionar ao leitor a fundamentação essencial na sua prática profissional do terapeuta ocupacional e destacar sua importância na atuação junto a pessoas, grupos e populações, sempre pautada na ética, na organização, na gestão, no trabalho em equipe e na evidência científica.

O conteúdo também aborda a importância do terapeuta ocupacional nas intervenções voltadas ao desempenho em atividades de vida diária, em atividades instrumentais de vida diária, no brincar, no lazer, no gerenciamento da saúde, na educação, no trabalho e na participação social.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins