Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professores da UFPB expõem desafios do ensino de Relações Internacionais na pandemia

publicado: 21/03/2022 19h16, última modificação: 21/03/2022 19h17
Artigo é um dos 14 capítulos do livro Pandemic Pedagogy. Teaching International Relations Amid Covid-19

Crédito: Palgrave MacMillan

Os professores do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Elia Cia Alves e Marcos Alan Ferreira expõem os desafios do ensino de Relações Internacionais (RI) na pandemia de Covid-19, na publicação internacional Pandemic Pedagogy. Teaching International Relations Amid Covid-19 (Pedagogia da pandemia. Ensinando Relações Internacionais em meio à covid-19, em tradução livre).

O artigo, intitulado Teaching in Critical Junctures: Challenges to International Relations Bachelor’s Programs in Brazil During the COVID-19 Pandemicé um dos 14 capítulos do livro de 240 páginas publicado pela editora britânica Palgrave MacMillan e organizado pelo docente Andrew Szarejko, do Departamento de Análise de Defesa da Naval Postgraduate School, na California, nos Estados Unidos da América (EUA).

A obra terá divulgação especial entre 28 de março e 2 de abril, no encontro anual da International Studies Association, associação de acadêmicos e profissionais da área de estudos internacionais sediada na Universidade de Connecticut, nos EUA. É possível adquirir o livro através da loja online da Amazon ou pelo site da Palgrave MacMillan.

Esta colaboração é fruto de um convite feito pelo professor Andrew Szarejko, depois que teve contato com uma publicação que fiz em 2016, sobre a expansão dos cursos de Relações Internacionais no Brasil”, conta Marcos Alan Ferreira.

Na avaliação do professor da UFPB, nesta pandemia de Covid-9, aconteceram mudanças radicais que tiveram respostas distintas. Segundo ele, o curso de Relações Internacionais da UFPB teve o cuidado de fazer amplas pesquisas junto ao alunado para pensar a melhor maneira de se adaptar à pandemia.

O Prof. Marcos Alan Ferreira relata que, em geral, no Brasil, viu-se um engajamento urgente em aprender o uso de tecnologias para ensino a distância. Outra adaptação importante foi como suprir necessidades materiais básicas dos estudantes, como rede de internet e computadores.

Infelizmente, neste caminho, viu-se um aumento da evasão nos cursos, especialmente por parte de estudantes sem condições materiais e com problemas de saúde, na esfera individual ou no seu entorno familiar”, observa o docente.

Quando a pandemia de Covid-19 já era uma realidade brasileira, em março de 2020, segundo relembra Marcos Alan Ferreira, todas as universidades tiveram que paralisar e readequar suas atividades. Algumas voltaram com semestres suplementares, caso da UFPB, que retornou em abril daquele ano.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins